Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Exemplo 13: testado, cabo de comando CF9

Testado na realidade: pórtico de contentores com 50 m de curso

Sistema de calha articulada igus® de aproximadamente 26 m de comprimento com uma calha-guia em aço inoxidável em metade do curso.

Na instalação do pórtico, os sistemas de fornecimento de energia comprovam a sua resistência técnica e económica. Flexibilidade, variabilidade e um montagem pouco exigente em espaço são apenas alguns dos critérios mais importantes. Um aspeto importante de um sistema de fornecimento de energia prende-se com os cabos. Aqui os utilizadores esperam uma elevada segurança de funcionamento.

Os cabos elétricos igus® são testados continuamente no laboratório chainflex®. Foi conseguido conhecimento significante sobre a duração de vida de um cabo o que permitiu melhorias no futuro fabrico de cabos. É particularmente interessante já existe uma rara oportunidade de levar os cabos para um contexto real, duro e testá-los aí.


Teste atualO cabo elétrico chainflex® CF9.60.05 é usado em pórticos de contentores há anos com um curso total de aprox. 47 m. Foi concebido um teste pelo operador para destacar uma classificação de desempenho depois de 40 000 quilómetros de calha e para determinar quando fazer uma manutenção preventiva para o outro equipamento.


Depois de remover o cabo CF9.60.05, os testes foram realizados nos seguintes pontos:

  1. revestimento exterior, características de desgaste, outros danos
  2. entrançado completo, comportamento de isolamento dos condutores
  3. estrutura dos fios, número de eventuais fios partidos que poderão significar uma falha posterior de todo o cabo

Resultado do ponto 1:Foram encontrados poucos ou nenhuns vestígios de atrito no revestimento exterior em TPE, altamente resistente ao atrito. Por isso, não é previsível uma rutura por atrito ou rutura de revestimento apesar das fortes condições ambientais (diferenças de temperatura, raios UV, etc.).
Sistema de calha articulada igus® de aproximadamente 26 m de comprimento com uma calha-guia em aço inoxidável em metade do curso.
Resultado do ponto 2:Graças ao revestimento exterior extrudido à pressão que preenche os espaços vazios, o entrançado completo não apresentou indícios de fadiga nem alterações no passo. Por causa da grande quantidade de talco, não foi detectado atrito entre os condutores com o isolamento em TPE. Os testes de alta tensão não demonstraram qualquer alteração relacionada com a idade.
Resultado do ponto 3:O cabo foi aberto na zona mais exigente do raio até ao cobre. O teste de cabos, após completarem mais 40 000 km, não demonstaram fadiga e, por isso, sem fazer prever uma rutura posterior do cabo.
Conclui-se que o cabo se mantém intacto quando usado numa aplicação real de grua STS em segunda guia após mais de 40 000 km e não é necessário uma reparação preventiva.

Ir para cabos de comando TPE Chainflex® CF9

Mais informações sobre os cabos chainflex®