Alterar idioma :
Basicamente, uma roda dentada é um disco circular com ranhuras uniformemente espaçadas (dentes) que correm em torno de toda a sua circunferência. É utilizado para transmitir forças (movimento) a outra roda dentada ou calha.
Duas ou mais rodas dentadas combinadas entre si formam uma roda dentada . Com o mesmo raio, as rodas dentadas atuam uma sobre a outra com a mesma força. Se os raios das rodas dentadas forem diferentes, os binários de aplicação também são diferentes. Este efeito é utilizado para uma melhor utilização das forças de acionamento.

Rodas roda
dentada com dentes retos A roda de dentes retos com dentes retos , também conhecida como roda dentada cilíndrica , é a mais comum das rodas dentadas. O dentado assenta na circunferência do disco cilíndrico. Para que uma combinação resulte numa roda de dentes retos, os eixos da roda de dentes retos têm de ser paralelos à homóloga.
São possíveis os seguintes perfis de

Cremalheira
A cremalheira é um elemento de uma máquina linear com serrilhado. A folga na inversão é limitada pelo comprimento da cremalheira, razão pela qual ocorre normalmente um movimento de vaivém quando é utilizada uma cremalheira . Juntamente com uma roda de dentes retos, a combinação é chamada de roda dentada.
Podem ser alinhadas várias roda dentada para formar um guia dentado ou uma roda dentada .

roda dentada elíptica
Uma roda dentada elíptica consiste em rodas não circulares e apresenta uma relação de transmissão ímpar. Enquanto as roda dentada são geralmente compostas por rodas dentadas redondas, uma roda dentada elíptica é, como mencionado, uma roda dentada não circular . Quando uma roda roda dentada normal gira, a roda ligada gira uniformemente. Com rodas dentadas elípticas, as rodas dentadas ligadas têm de ser idênticas umas às outras para que a distância do centro constante seja tida em conta. Se uma roda dentada elíptica for combinada com uma roda de dentes retos, uma roda dentada tem de ser montada num eixos oscilante móvel ou passar por cima de uma calha ou correia dentada que liga as duas rodas dentadas.
Exemplos de utilização de

roda dentada cónicas
Os eixos das engrenagens cónicas estão normalmente num ângulo de 90° entre si e intercetam-se. As dicas de duas engrenagens cónicas acopladas juntam-se. A superfície lateral dentado assenta num cone blindado e os dentes correm normalmente a direito até à linha de superfície. Nas rodas dentadas hipoides, estes são curvos, enquanto a altura dos dentes corresponde geralmente a um perfil .

Rodas sem-fim
Uma engrenagens helicoidais -fim consiste num parafuso sem-fim, que é helicoidal, e de uma engrenagem helicoidal. Os dentes da sem-fim são semelhantes a uma rosca, ao ser que os dentes enrolam-se à volta do cilindro como um parafuso. Uma volta corresponde a um dente. No caso mais simples, a engrenagem helicoidal roda de
dentes retos de dentes retos. Devido às linhas a serem alcançadas, os flancos dos dentes da engrenagem helicoidal -fim são ocos para que não haja apenas um ponto de contacto. As engrenagens helicoidais -fim apresentam uma relação de transmissão relativamente elevada, ao ser
também a roda dentada mais silenciosa. Uma modificação possível é o sem-fim glóbico, que é adaptado à forma redonda da engrenagem helicoidal. Neste caso, o cilindro é reto e não cilíndrico.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h