Alterar idioma :
Um fuso roscado é um veio redondo com uma rosca macho. É utilizado para fixar objetos ou como um simples sistema de acionamento sob a forma de uma rosca em movimento. Na Europa, os fusos roscados têm normalmente uma rosca métrica da norma ISO, por exemplo, de acordo com DIN 13-1. No entanto, há uma série de outros fusos de acordo com outras normas, tais como a rosca UNC de acordo com a norma americana ANSI/ASME. Por último mas não menos importante, um fuso com rosca trapezoidal de acordo com a norma DIN 103 é também um fuso roscado.
O tipo de rosca é definido pela forma do perfil, o passo, o número de voltas e o sentido de rotação. Outros termos relacionados com o rosca podem ser encontrados no nosso blog. Os fusos podem ser cortados ou maquinados muito facilmente, tornando-os peças comuns e versáteis. As suas aplicações vão desde a construção de modelos e mobiliário à engenharia mecânica e aperto de cargas pesadas, tais como sistemas de prateleiras, guias, estruturas metálicas ou escadas. Na construção de edifícios, uma grande parte da construção é suspensa com a ajuda de veios roscados. Estes são geralmente firmemente ancorados, por exemplo, em betão, de modo a fixar posteriormente um
objeto. Para além dos fusos utilizados para fins de fixação, existem também fusos roscados, como fusos trapezoidais ou de passo rápido, que são utilizados como fusos móveis. Em linguagem comum, estes fusos são frequentemente referidos como fusos roscados. Os fusos convertem efetivamente um movimento de rotação num movimento de translação (rosca do movimento). Em comparação com os fusos métricos, por exemplo, os fusos são significativamente mais eficientes e adequados para cargas dinâmicas a longo prazo.
Estes fusos fazem parte da nossa gama dryspin®, que foi especialmente desenhada para aplicações rápidas e muito eficientes. Estão disponíveis roscas de DS4x2.4 a DS18x100. O material standard dos dryspin® é o aço inoxidável AISI 304, o que os torna 100% resistentes à corrosão e resistentes ao desgaste. Os fusos roscados estão também disponíveis em alumínio. Os fusos da igus são geralmente laminados. As vantagens deste processo de fabrico (boa qualidade superficial e produção económica) são ideais para as porcas isentas de lubrificação feitas em plásticos tribologicamente otimizados. Os fusos stão disponíveis com roscas direita, esquerda e inversa.

A tecnologia patenteada de rosca de dryspin® foi desenvolvida pela igus em 2013 e oferece inúmeras vantagens em relação às roscas de passo rápido convencionais. Devido ao ângulo arredondado da rosca, a força aplicada num movimento de translação é mais eficiente. Com as especificações e geometrias correspondentes às porcas e fuso em plástico, a gama dryspin® oferece uma maior duração de vida e eficiência para roscas de passo rápido. Graças à geometria arredondada do perfil, a superfície de contacto entre o fuso roscado e a porca é reduzida e os sistemas roscados funcionam de forma praticamente silenciosa e sem vibrações sob carga.
A maior distância entre as roscas dryspin® aumenta a proporção (fator 1,3) da rosca em polímero tribologicamente otimizado. A resistência e eficiência são fatores decisivos para uma duração de vida até 5 vezes mais longa do que as roscas de passo rápido convencionais.
Na secção, a rosca trapezoidal corresponde a um trapezoide isosceles com um ângulo de 15°. O ângulo da rosca é de 30°. Comparativamente à rosca standard, a rosca trapezoidal tem um diâmetro mais largo e um passo maior. O ângulo da posição dos fusos roscados trapezoidais de uma entrada é menor do que o arco da tangente. Isto garante o travagem automática. Os fusos de entrada dupla, por um lado, não têm travagem travagem
automática. Como standard, os fusos trapezoidais AISI 1015 são laminados? Os fusos com rosca trapezoidal dryspin® estão disponíveis com direção à direita, esquerda e inversa.
Na Europa, a rosca métrica ISO foi implementada, também conhecida como rosca standard, rosca normal ou rosca pontiaguda. As arestas exteriores desta rosca convergem em forma de cunha. A rosca métrica ISO possui travagem automática devido à forma do perfil. O ângulo entre duas roscas é de 60°. Tal como o passo da rosca, o diâmetro é especificado em milímetros e marcado com um M (por exemplo, M8). A rosca, que é definida em DIN 13, é utilizada para ligações rígidas por atrito. Os fusos métricos estão disponíveis com rosca direita e em aço inoxidável 1.3041.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h