Mais de 5000 clientes activos em todo o mundo reduzem os custos com componentes resistentes ao desgaste fabricados com materiais de impressão 3D da igus®.
Para a reparação dos canhões de água montados no tejadilho dos veículos de extinção de incêndios dos aeroportos, os técnicos de manutenção da Fraport AG encontraram peças de substituição rentáveis sob a forma de engrenagens impressas feitas de iglidur i3 que satisfaziam os requisitos de elevada capacidade de carga.
A Standby GmbH precisava de engrenagens adequadas e duráveis para o pequeno motor de passo do seu recém-desenvolvido holofote para veículos de emergência. As engrenagens impressas em 3D resistentes ao desgaste feitas de iglidur® i3 eram as mais adequadas para este fim.
A concentração elevada da proteína troponina no sangue é um indicador de um possível ataque cardíaco. Para uma medição precisa, o rotor do motor de passo no dispositivo de medição deve atingir um deslocamento angular inferior a 0,1 graus. As engrenagens impressas em 3D feitas de iglidur® i3 desempenham aqui um papel decisivo.
Os grampos impressos em 3D feitos de iglidur® i151 garantem a rotação precisa de uma câmara de microscópio, que fornece o diagrama em tempo real do processo de impressão de microcomponentes eléctricos.
Os simuladores de movimento DIY modernos são acompanhados por ruídos de funcionamento elevados. Como é que os componentes deslizantes igus® impressos em 3D podem reduzir significativamente o ruído mecânico no simulador? Saiba mais no seguinte caso de utilização.
Com a igumid® P190, foi possível fabricar um elemento de ligação especial para a calha articulada igus®, que permite um design mais compacto da impressora 3D de grande capacidade, poupando assim espaço e dinheiro.
Foi feito um dispositivo de iglidur® i190 em impressão 3D para que as calhas drylin® fiquem em ângulos rectos na superfície de trabalho de uma serra de perfil. Uma solução óptima para o corte preciso de grandes encomendas.
O complexo planador especial era urgentemente necessário no local de construção da torre de testes da Thyssenkrupp. O serviço de impressão 3D da igus® foi capaz de o entregar em 48 horas.
Era necessária uma engrenagem cónica complexa para a unidade de acionamento de um doseador. Devido ao pequeno espaço de instalação da unidade de dosagem, só foi possível considerar componentes impressos em 3D, uma vez que estes eram capazes de cumprir a geometria e os requisitos complexos.
Para permitir longas exposições em astrofotografia, foi desenvolvido um dispositivo com uma engrenagem e um motor para contrariar a rotação da Terra. A engrenagem feita de iglidur i150 garante precisão e estabilidade.
Leve, delicado e resistente - a Universidade Técnica de Zurique (ETHZ) confia nas articulações dos dedos feitas de iglidur® i6 para a produção rápida de exoesqueletos de mão personalizados.
Com os componentes da igus®, foi desenvolvido um mecanismo de ejeção que ajuda a recolher dados reais sobre o movimento e a posição de objectos no espaço e, assim, a remover detritos espaciais.
O sistema de direção do veículo impresso em 3D tinha demasiada folga e rapidamente se tornou impreciso. Os rolamentos de esferas feitos de tribo-filamento iglidur i150 garantiram uma rotação precisa e estável do dispositivo.
"O componente impresso em 3D feito de iglidur® impressionou-nos com a sua qualidade, estabilidade, força, precisão dimensional e as propriedades de funcionamento entre a viga transversal e o fuso." Equipa de projeto da escola de engenharia mecânica de Ansbach.
Para garantir o ajuste mais leve e duradouro de um spoiler traseiro inovador, são utilizados componentes feitos de plástico iglidur® tribologicamente optimizado nos pontos de apoio da asa, de modo a obter um ajuste de baixa fricção e sem manutenção.
Um casquilho deslizante partiu-se numa estante móvel da WAREMA Sonnenschutztechnik GmbH, causando um atraso na produção. Protótipos impressos em 3D feitos de iglidur i3 facilitaram um novo design de rótula dividida que permitiu uma substituição mais rápida.
Para tornar a calha articulada igus® mais durável, foram desenvolvidos clipes adaptadores para a transição entre o sapato deslizante e a corrente. Juntamente com a equipa de impressão 3D, os adaptadores foram impressos a partir do iglidur® i6 e testados. Conclusão: "Comparável à moldagem por injeção."
Graças ao filamento tribologicamente optimizado iglidur i150, os componentes do movimento que estão expostos a tensões mecânicas particularmente elevadas conseguiram atingir uma vida útil significativamente mais longa e uma taxa de escape mais regular do que as peças feitas de PLA convencional.
Um piano de cauda clássico foi equipado com os novos martelos tácteis iglidur® i3. Os pianistas que o testaram dizem "que é como mudar de um Austin Seven para um Ferrari."
"Está a funcionar como um relógio novamente - só que melhor!" A engrenagem avariada de um trator utilizado pela igus® foi reconstruída e impressa em poucas horas.
Substituir o casquilho deslizante de plástico normal por um modelo impresso em 3D feito de iglidur i3 significa que o carrinho de bebé já não precisa de ser lubrificado e agora funciona muito bem.
Como o fabricante não conseguiu fornecer peças sobresselentes para a caixa de velocidades da sua bicicleta eléctrica, o cliente pediu à igus para imprimir engrenagens feitas de iglidur i3. O resultado é um desempenho melhorado e satisfação completa.
Mesmo após mais de 2000 milhas de utilização num carro clássico, o cliente não conseguiu detetar qualquer desgaste no eixo intermédio reconstruído com engrenagens feitas de iglidur® i6.
Rodas dentadas robustas com dimensões especiais entregues em menos de 72 horas. iglidur® i6 em utilização num carro de corrida como tensor de corrente na transmissão por corrente.
"Alta flexibilidade e prazos de entrega rápidos são cruciais na construção de protótipos - é precisamente esta especificação que apreciamos na possibilidade de selecionar e imprimir rapidamente um grande número de variantes através do configurador online na igus® gear." Hermann Stockinger, fundador da Easelink.
50% de redução de custos, entrega em poucos dias, propriedades de deslizamento melhoradas e vida útil mais longa. A peça sobresselente feita de iglidur® i3 melhora a máquina e reduz os custos na Conti Tech hose GmbH.
O fabrico económico e rápido de pequenos volumes de peças especiais resistentes à abrasão persuadiu a empresa Kempf a utilizar elementos deslizantes feitos de iglidur i3 no seu anel acelerador "Darios".
As peças de substituição feitas de iglidur i180 são 15 vezes mais económicas do que as corrediças metálicas especiais anteriormente utilizadas pelo cliente e podem ser entregues em poucos dias.
A roda dentada de metal padrão produzia ruídos de funcionamento elevados. Após dois meses de utilização em duas rodas, a peça de substituição feita de iglidur® i3 minimizou significativamente o ruído de fundo.
Ao mudar a produção da pinça de alumínio para a impressão 3D com plástico iglidur®, a Carecos Kosmetik GmbH conseguiu poupar até 85 % dos custos e 70 % do tempo de produção.
Para uma estação de testes Corona drive-in totalmente automatizada, uma pinça de braço robótico foi fabricada em iglidur i3 com sinterização a laser. Isto reduz a carga do pessoal médico.
Um cliente precisava de um novo rolamento para o leme do seu barco à vela. A sua conclusão: "Para mim, este é um exemplo perfeito de como a Indústria 4.0 funciona. Desde a definição da tarefa até à solução real de uma tarefa de design altamente personalizada, foram necessárias apenas 3 semanas e apenas 2 horas no computador."