Alterar idioma :
Os simuladores de corridas de carros DIY estão a tornar-se cada vez mais populares como passatempo. Depois de um longo dia de trabalho, escola ou qualquer outra atividade, os pilotos amadores sentam-se no seu simulador e desfrutam da simulação de movimento realista de um carro a interagir com o terreno e o ambiente. A tecnologia atual permite que o condutor se mova em diferentes direcções. No entanto, isto é acompanhado de ruído causado pela interação dos muitos componentes mecânicos do sistema.
Felizmente, os rolamentos de plástico resistentes ao desgaste da igus® podem reduzir significativamente o ruído enquanto asseguram um movimento estável e preciso das várias peças. O seguinte caso de aplicação do Sr. Volker Krebs da VKC Services Ltd. mostra como o ruído pode ser reduzido num simulador de movimento. Isto é conseguido através da substituição de todos os rolamentos de esferas metálicos e porcas de fuso de esferas por componentes tribologicamente optimizados da igus®.

Tal como muitos proprietários de simuladores de condução DIY, o Sr. Krebs gosta de corridas de automóveis em linha. Numa corrida de automóveis real, é possível ouvir o motor do carro a zumbir, mas será que também se ouve o ranger das engrenagens ou o movimento dos eixos? Provavelmente não. Para criar uma experiência de condução mais realista, os ruídos mecânicos num simulador de condução devem ser reduzidos ao mínimo. Substituir os rolamentos de metal e as porcas de parafuso de chumbo por outros feitos de polímero tribologicamente optimizado da igus® é facilitado pela impressão 3D.
A principal vantagem da fabricação aditiva é a liberdade de design. Com base em mancais existentes, porcas de parafuso de chumbo e os blocos de mancais correspondentes, componentes com as mesmas dimensões podem ser impressos em 3D. Também é frequente que vários pontos de fixação no equipamento do simulador necessitem de rolamentos de tamanhos não normalizados. Nestes casos, pode primeiro desenhar um modelo CAD do componente deslizante e imprimi-lo através do serviço de impressão 3D da igus®. A peça resultante suporta cargas de até 54 MPa quando impressa a partir do filamento iglidur ® i150, e até 80 MPa quando feita a partir do iglidur ® i190. Além disso, as peças impressas raramente necessitam de manutenção, uma vez que são auto-lubrificantes e resistentes ao desgaste.
A impressão 3D também oferece a possibilidade de efetuar testes. Se tiver uma impressora, pode substituir alguns dos seus rolamentos ou porcas de parafusos de chumbo com impressões iglidur®. Se notar que o desenvolvimento do ruído diminui, vale a pena imprimir também os outros elementos deslizantes de iglidur®.
Descobre também o nosso guia gratuito com dicas para impressão 3D de filamentos.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h