As torres de telhado dos carros de bombeiros dos grandes aeroportos têm de suportar cargas intensas enquanto descarregam água
O aeroporto de Frankfurt é o maior aeroporto comercial da Alemanha. É também um dos principais aeroportos internacionais da Europa em termos de tráfego de passageiros e de carga. Com quase 81.000 empregados em cerca de 450 empresas, é o maior local de trabalho local na Alemanha e um centro de atração para outras empresas na região economicamente importante do Reno-Meno. Com a elevada densidade de aeronaves, veículos comerciais e privados, o serviço de bombeiros do aeroporto está sempre ocupado. A fim de cumprir os tempos de resposta legalmente prescritos, os bombeiros devem poder chegar a qualquer local na placa de estacionamento no espaço de três minutos. O pessoal e o equipamento técnico dos três quartéis de bombeiros situados no recinto do aeroporto são, por conseguinte, importantes.
Entre os mais de 115 veículos de combate a incêndios presentes no recinto do aeroporto, contam-se catorze grandes veículos de combate a incêndios aeroportuários. Com as suas torres de tejadilho, podem lançar pelo menos 5 300 litros de água a mais de 80 metros em apenas um minuto. A carga sobre os actuadores destas torres de telhado é correspondentemente elevada, uma vez que controlam a altura do jato de água através da alteração do ângulo.