Alterar idioma :
Componentes feitos de plásticos condutores e dissipativos de elevado desempenho são usados para proteger máquinas e pessoas das consequências de descargas eletrostáticas. Quer se trabalhe com componentes electrónicos sensíveis, em máquinas com componentes sensíveis ou em ambientes potencialmente explosivos com muita poeira ou gases - onde quer que a fricção possa contribuir para a formação de faíscas, é essencial uma proteção especial contra descargas electrostáticas. A igus® oferece uma vasta gama de componentes resistentes ao desgaste feitos de plástico anti-estático, que têm uma duração de vida particularmente longa graças aos lubrificantes sólidos e à sua composição especial e reduzem significativamente os custos de manutenção.
Plástico resistente ao desgaste com especificação de dissipação eletrostática - ideal para proteção contra ESD e ATEX
Embora os componentes oferecidos pela igus® sejam componentes de acordo com a definição ATEX e devam, portanto, ser abrangidos pela diretriz ATEX, eles próprios não têm de ser certificados. De acordo com um parecer de um especialista da TÜV Rheinland, os componentes ESD oferecidos pela igus® não se enquadram na diretriz 2014/34/EU porque eles próprios não têm uma função autónoma nem uma fonte de ignição própria. Consequentemente, eles não podem ser declarados como compatíveis com a ATEX. No entanto, os componentes feitos de plástico ESD evitam cargas estáticas e o consequente risco de explosão, o que ajuda a obter a certificação ATEX para todo o sistema.
Dispositivos eletrónicos sensível, como máquinas de venda automática, são uma das áreas de aplicações mais comuns para componentes feitos de plástico ESD. Mesmo uma pequena descarga pode causar danos graves, resultando em perdas diretas para o operador. Outro campo é o equipamento de locais de trabalho que requerem proteção ESD especial - por exemplo, para a produção e manutenção de componentes electrónicos sensíveis. Os equipamentos de laboratório em instalações de investigação e as máquinas na tecnologia médica também são frequentemente susceptíveis a danos ESD, razão pela qual o plástico eletrostaticamente dissipativo também é frequentemente utilizado aqui, especialmente se oferecer higiene adicional por ser isento de lubrificantes. Na indústria de semicondutores, os componentes de materiais dissipativos são utilizados, por exemplo, na automatização da montagem de placas de circuito impresso.
Os componentes ESD desempenham um papel decisivo em máquinas usadas em áreas de risco de explosão e em contacto com substâncias altamente inflamáveis com elevados requisitos de proteção contra explosão. Os componentes ESD da igus® são usados, por exemplo, em vagões-tanque, em plataformas de perfuração profunda e em oficinas de pintura. Especialmente em aplicações com gases altamente inflamáveis ou grandes quantidades de pó, os produtos ESD contribuem para a proteção dos sistemas e segurança no local de trabalho.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h