Os dedos foram concebidos pelo professor japonês Jumpei Arata da Universidade de Kyushu: três finas molas de aço inoxidável estão sobrepostas umas às outras e ligadas por quatro elos de plástico. Um cabo Bowden está ligado à mola central - se for movido para a frente, os dedos fecham-se, se for puxado para trás, a mão abre-se. O motor de corrente contínua estica e flecte as molas e apoia o doente nos movimentos de preensão. "O exoesqueleto aplica uma força de seis newtons por dedo em"," diz Jan Dittli, investigador do Departamento de Ciências da Saúde e Tecnologia da ETHZ. "As três pegas implementadas são suficientes para levantar objectos com um peso até cerca de 500 gramas - como uma garrafa de água de 0,5 litros."
O exoesqueleto é colocado com uma pulseira com sensor e preso aos dedos com tiras de couro. Quando o doente faz um movimento com a mão, a pulseira transmite sinais electromiográficos (EMG) a um mini-computador. Este encontra-se numa mochila juntamente com os motores, as baterias e a eletrónica de controlo, que está ligada ao módulo da mão. Se o utilizador pretender fazer um movimento de preensão, este é reconhecido pelo computador, que, por sua vez, ativa o motor de corrente contínua.
Durante o desenvolvimento, os investigadores depararam-se com um desafio: as articulações finas dos dedos. Estes elementos não só mantêm as molas de lâminas unidas, como também possuem um mecanismo de fecho em filigrana para a correia de couro. A fivela na qual a bracelete é enfiada é pouco mais larga do que um milímetro. Foi utilizada uma impressora 3D com um filamento ABS para produzir as costas da mão - tanto o processo de fabrico como o material revelaram-se inadequados para produzir as articulações dos dedos. "O atrito entre as articulações e as molas de lâmina teria sido demasiado elevado com este material"," diz Dittli. "Como resultado, teríamos perdido demasiada energia ao mover os dedos." A resolução de uma impressora 3D convencional também não era suficientemente elevada para realizar a estrutura detalhada das articulações dos dedos.