Alterar idioma :

A rutura do núcleo é a falha de condutividade eléctrica nos cabos devido à quebra de fios de cobre causada por sobrecarga mecânica/deformação por tração dos núcleos individuais sob tensão de flexão contínua.
A rutura do núcleo é normalmente causada por fios entrançados incorrectos e/ou direcções e comprimentos de passo incorrectos. Embora a utilização de fios entrançados demasiado finos ofereça mais flexibilidade, pode levar à rutura a longo prazo. A igus® baseia-se numa combinação optimizada do diâmetro individual do fio e da direção ou comprimento do passo, que resultou de testes de resistência no laboratório de testes da igus®.

Um saca-rolhas é o termo utilizado para uma deformação exteriormente reconhecível, semelhante a um parafuso, de todo o cabo, causada por sobrecarga mecânica/tensão durante o processo de flexão. Um saca-rolhas é geralmente causado por uma estrutura de cabo defeituosa. Núcleos enrolados em camadas, um revestimento exterior extrudido numa mangueira ou um núcleo em falta podem levar a problemas aqui. Para além disso, uma aplicação fora dos parâmetros especificados (raio de curvatura demasiado pequeno, percurso demasiado longo) pode levar a saca-rolhas.
Para evitar saca-rolhas, a igus® confia em núcleos enrolados em feixes para cabos com mais de 12 núcleos. Os núcleos são trançados várias vezes e, portanto, mudam o raio interno e externo do cabo dobrado várias vezes na mesma distância. Isso garante que as forças de tração e compressão sejam compensadas e estende significativamente a vida útil de um cabo.

Os danos no isolamento podem causar curto-circuitos nos cabos eléctricos devido a danos no isolamento à volta do condutor. Isto pode ser causado pela fadiga do material sob tensão de flexão contínua ou pela abrasão do material dentro da estrutura entrançada. As rupturas de um único fio no condutor ou na blindagem entrançada levam à perfuração do isolamento.
Para evitar danos no isolamento do núcleo, são utilizados materiais como o TPE ou o PVC, que não se colam uns aos outros. Os materiais de isolamento também são testados em milhões de cursos de teste no laboratório de testes da igus®.

O inchaço do revestimento ou danos no revestimento refere-se a danos no revestimento exterior de um cabo. O revestimento torna-se macio e deformado ou parte-se até se poderem ver os cordões ou a blindagem. Isto pode ser causado por uma escolha incorrecta do material em termos de óleos ou outros materiais químicos utilizados. Uma temperatura ambiente demasiado baixa também pode provocar danos no revestimento se a temperatura for demasiado inferior à temperatura mínima especificada na folha de dados. Logo que ocorra uma dilatação ou danos no revestimento, o cabo deve ser imediatamente substituído.
Para evitar a rutura do revestimento, recomenda-se que a faixa de temperatura e a resistência ao óleo de um cabo sejam consideradas em primeiro lugar e acima de tudo. Se os cabos forem utilizados em ambientes sem óleo, os cabos de PVC não resistentes a óleo são suficientes, desde que a temperatura ambiente permanente seja superior a 5°C. Se os cabos entrarem em contacto com óleos, são recomendados os cabos chainflex® com um revestimento exterior de PUR ou TPE. Os cabos com revestimento de TPE também são resistentes a óleos orgânicos. A resistência ao óleo de todos os cabos chainflex® é especificada de acordo com as normas DIN. Estes materiais de revestimento também são adequados para temperaturas de -25°C (PUR) ou mesmo -35°C (TPE) para uso permanente na calha articulada.

A rutura do fio de blindagem é o termo utilizado para descrever a sobrecarga dos fios de blindagem que protegem um cabo dos efeitos da compatibilidade electromagnética. As consequências de uma rutura vão desde a redução da eficácia da blindagem até aos curtos-circuitos, quando as extremidades afiadas dos fios perfuram o tecido não tecido ou as folhas até ao núcleo. A causa é frequentemente um ângulo de entrançamento desfavorável. Se a blindagem puder ser facilmente empurrada sobre o revestimento após o processo de decapagem, isso é um sinal de que o cabo não é adequado para uso em sistemas de fornecimento de energia.
Para evitar a quebra do fio de blindagem, a igus® conduziu testes de longo prazo para determinar um ângulo de trança que é o mais plano possível como o melhor ângulo de trança de blindagem para cabos compatíveis com a calha articulada. Este ângulo neutraliza as forças de tração e é, por isso, adequado para calhas articuladas. O forte revestimento interno fornece proteção adicional para que a blindagem não se mova incontrolavelmente.

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h