Alterar idioma :

Os cabos resistentes ao calor são especialmente desenvolvidos para utilização em temperaturas extremas. Existem cabos resistentes ao frio e cabos resistentes ao calor. Consoante o espectro de temperaturas, são utilizadas soluções chainflex® especiais nestas áreas extremas. Os cabos resistentes à temperatura são amplamente utilizados em aplicações que operam em ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas. Os cabos são utilizados numa grande variedade de setores industriais, com inúmeros exemplos de aplicações exigentes. Por exemplo, os cabos de baixa temperatura são frequentemente utilizados na refrigeração, em sistemas de ar condicionado ou no sector offshore , enquanto os cabos de alta temperatura são comuns em aplicações que vão desde a metalurgia, siderurgia e laminagem até ao processamento de cimento, vidro e cerâmica. A função e a fiabilidade do cabo têm de ser garantidas tanto em condições de calor como de frio, bem como à temperatura ambiente normal. Dependendo da aplicação, as flutuações de temperatura sazonais também podem afetar os materiais do revestimento dos cabos utilizados no exterior. No caso de cabos em movimento contínuo, além das influências ambientais adversas, a carga mecânica também afeta a duração de vida do cabo. A igus foi a primeira empresa a desenvolver sistemas chainflex® completos, compostos por cabos, esteiras porta-cabos e calhas articuladas de um único fornecedor, para condições adversas em gamas de temperaturas altas e baixas.

Testados no laboratório de testes da igus
Todos os cabos chainflex® são submetidos a uma série de testes muito complexos. Além do laboratório de testes com 3800 m², a igus® instalou um grande contentor climático especialmente equipado, onde são realizados testes com cabos em movimento contínuo a -40 graus Celsius.
Nos seus catálogos, todos os fabricantes de cabos especificam duas gamas de temperatura nas quais os seus cabos podem ser utilizados com segurança: uma para instalações fixas e outra para aplicações com movimento. A referência a um standard vinculativo destina-se, na verdade, a criar uma comparabilidade, mas o que é entendido como movimento nos testes standard não tem muito a ver com o movimento real numa calha articulada - especialmente no que diz respeito à respetiva carga.
Por este motivo, para além dos testes realizados de acordo com as especificações DIN, na igus® qualificamos posteriormente todos os materiais de revestimento chainflex® disponibilizados com uma grande variedade de cabos, através de testes práticos sob condições reais, nos contentores climatizados da igus®. Após quase 400 milhões de ciclos testados, somos o único fornecedor capaz de fornecer três categorias fiáveis: "fixo de acordo com a norma DIN", "móvel de acordo com a norma DIN" e "esteira porta cabos de acordo com a série de testes da igus® em condições reais". Esta informação dá segurança aos nossos clientes por um lado e reforça a nossa garantia por outro. Apenas podemos fazer declarações de duração de vida garantida com base nestes métodos de teste realistas. O mesmo princípio aplica-se também à seleção do raio de curvatura.
Pela igusem calhas articuladas. Neste teste, o cabo é montado tendo em conta o raio de curvatura, a separação interior e a abraçadeira de fixação. Após a instalação, o cabo movimenta-se de acordo com os valores standard de teste da igus®. O movimento é realizado no contentor climático com temperaturas até -40 °C. O cabo passa no teste se for retirado da esteira porta cabos sem danos (neste caso particular: sem dano no revestimento). Flexíveis: Teste de acordo com a norma DIN EN 60911-504 para "movimento". O cabo é arrefecido até à temperatura de teste. Depois de ter passado mais de 16 horas à temperatura de teste, é enrolado num mandril. Após a remoção, é realizada uma inspeção puramente visual. Este teste, chamado de enrolamento de mandril, é aprovado se o revestimento do cabo permanecer intacto. **Fixo:** Teste de acordo com a norma DIN EN 50305 para "instalações fixas". O cabo é fixo à temperatura de teste e carregado com um peso de teste decrescente. O cabo passa este teste de impacto a frio se permanecer sem danos.

Como é que os cabos de fibra ótica chainflex® se comportam em aplicações extremas, por ex., -40 °C?
Onde quer que a produção envolva uma elevada intensidade térmica, um cabo resistente ao calor é essencial para a segurança. Foi concebido para áreas exigentes e demonstra o seu valor em qualquer aplicação que requeira resistência ao calor e flexibilidade, como na utilização de calhas porta-cabos em cursos longos.
A igus® oferece produtos em plástico altamente desenvolvidos para utilização profissional. Durante o desenvolvimento, é dada especial importância à garantia de que todos os produtos e sistemas estão em harmonização entre si. O funcionamento fiável, mesmo sob cargas elevadas, e uma elevada durabilidade são pré-requisitos para que o desenvolvimento e as inovações entrem em produção em série. Para garantir que um cabo resistente ao calor seja totalmente funcional durante um longo período de tempo, é produzido na igus® utilizando o processo chainflex®. A expansão e contração do material devido às variações de temperatura são absorvidas, e os sinais de fadiga são evitados pela elevada flexibilidade. Esta estrutura de revestimento de alta qualidade é complementada pelo interior do cabo, uma vez que os condutores, os fios entrançados e o entrançado também são otimizados para o movimento.
Estas propriedades valiosas fazem com que os cabos resistentes ao calor da igus® sejam ideais para aplicações onde as verificações e trabalhos de manutenção constantes são difíceis e resultariam em custos elevados. As áreas de aplicação incluem a indústria siderúrgica, o processamento de plásticos e a construção de saunas. Os cabos resistentes ao calor da igus® são o parceiro ideal para o filamento igus Trigo, que pode suportar temperaturas até 180 °C. No entanto, qualquer cabo só pode ser tão bom quanto os seus acessórios e peças suplementares permitirem. Para uma solução completa, também oferecemos conectores, sistemas de guiamento e sistemas de abraçadeira de fixação.

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h