Alterar idioma :

O tema da "compatibilidade electromagnética" está a tornar-se cada vez mais importante. Por um lado, isto deve-se a um aumento dos campos de interferência electromagnética, tanto a longa distância, causado em particular pelas modernas tecnologias de telecomunicações e comunicação, como a curta distância, causado pelas tecnologias energéticas.
Por outro lado, as exigências em matéria de transmissão de dados estão a aumentar. Os sinais são cada vez mais susceptíveis de sofrer interferências e as influências electromagnéticas ambientais são cada vez mais diversificadas, sendo particularmente problemático o acoplamento entre cabos que são encaminhados em paralelo a uma certa distância, como é frequentemente o caso das calhas articuladas. Um cabo de alimentação sujeito a interferências actua como gerador de um campo de interferências electromagnéticas que, por sua vez, actua sobre outro cabo, normalmente um cabo de sinal, causando aí interferências conduzidas.
Por isso, introduzimos há vários anos cabos com fibras ópticas de vidro e plástico, que também são capazes de suportar o stress mecânico das calhas articuladas. Os cabos chainflex®com condutores de cobre convencionais também foram testados quanto à compatibilidade electromagnética num programa de testes extensivo e orientado para a aplicação.
Por exemplo, um motor assíncrono foi ligado a um conversor de frequência através de um cabo de alimentação não blindado (chainflex® CF30). Este conversor de frequência com modulação por largura de impulso torna-se um gerador de novos componentes espectrais que anteriormente não estavam presentes na rede primária ou secundária. Paralelamente a este cabo de alimentação, o chainflex®-cable para a transmissão de sinais digitais foi executado em e-chain® ® . Este cabo e-chainflex® CF12, que foi especialmente concebido tendo em conta a compatibilidade electromagnética, pode alcançar resultados particularmente bons aqui. Este cabo tem núcleos de par entrançado, cujos pares estão equipados com uma blindagem de cobre e uma blindagem global adicional feita de trança de aço. Isto evita eficazmente as interferências numa vasta gama de frequências.
Foram analisados tanto o acoplamento capacitivo como o indutivo. Nas condições de teste selecionadas, verificou-se que, mesmo que os cabos de alimentação e de sinal se toquem numa distância maior, é possível uma transmissão de dados sem erros se for utilizado um cabo chainflex®blindado e se esta blindagem for ligada à terra em ambos os lados. Além disso, os ensaios foram efectuados em conformidade com as normas de compatibilidade electromagnética existentes. Estas normas fornecem uma base geral para determinar o comportamento operacional dos dispositivos eléctricos que são repetidamente expostos a interferências eléctricas. Não foram introduzidas especificamente para os cabos. Em particular, foram efectuados ensaios com o gerador de rajadas "" . Neste caso, são geradas variáveis de perturbação transitórias rápidas em grupos de impulsos, que simulam, em particular, processos de comutação. Estes processos ocorrem, por exemplo, quando as cargas indutivas são interrompidas ou quando os contactos dos relés saltam. Os cabos blindados chainflex®também provaram seu valor aqui.
Mais informações sobre o cabo chainflex®

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h