Alterar idioma :
Atrito, desgaste, vibrações, humidade e sujidade são apenas alguns dos muitos requisitos que têm de ser tidos em conta na escolha do rolamento certo para veículos comerciais. Quer sejam pequenas carrinhas ou camiões articulados, camiões basculantes ou reboques: os desafios podem ser muito variados. Utilizando o exemplo de um camião com semirreboque, mostramos que materiais de rolamentos são mais adequados para que pontos de instalação e o que deve ser considerado ao fazer uma escolha.

Dispositivo de inclinação da cabina | Sistema deflector de vento | Espelhos retrovisores exteriores | Amortecimento da cabina | Sistema hidráulico de basculamento | Cortinas laterais de lona | Deflector de vento traseiro | Sistema de fecho de portas | Spoiler dianteiro | Eixo dianteiro | Dobradiça do para-choques | Suporte de reboque | Sistema de travões | Suspensão de molas | Elevador da cauda | Dobradiça da
Articulação da direção | Alavanca de mudanças | Caixa de velocidades| Ajustadores dos bancos

As chumaceiras de deslizamento instaladas no mecanismo basculante devem ser capazes de suportar cargas de borda elevadas a longo prazo. Uma vez que a humidade e as partículas podem entrar facilmente na região atrás da grelha do radiador, os produtos também devem ser resistentes à corrosão e à sujidade.
Material de rolamento adequado:
iglidur P210
Os pequenos mas aerodinamicamente importantes deflectores de vento estão expostos principalmente a forças de vento e a cargas de sujidade. Além disso, os efeitos de intempéries externas, como a humidade, são os factores determinantes que afectam a escolha da tecnologia de rolamentos correta.

Alguns dos poucos pontos de apoio que não se caracterizam por cargas de borda elevadas estão localizados nos espelhos retrovisores laterais. Aqui, outros aspectos como a facilidade de instalação e a ausência absoluta de manutenção assumem um papel central. Para que o condutor se possa concentrar totalmente na estrada, os rolamentos também não devem produzir qualquer ruído ou vibração.

A utilização de óleo exige um elevado nível de resistência ao meio dos componentes localizados perto dos amortecedores hidráulicos. Nesta zona, ocorrem também vibrações mais fortes, que devem ser absorvidas pelos pontos de apoio.
Material de rolamento adequado:
iglidur H4
Nos camiões basculantes, os rolamentos instalados no cilindro telescópico suportam muito peso. Tal como acontece com muitos pontos de articulação em veículos comerciais, actuam aqui forças elevadas devido à pressão dos bordos. Devido à proximidade do material a granel transportado no contentor, deve ser tida em conta uma elevada carga de sujidade e poeira ao selecionar o rolamento.
Material de rolamento adequado:
iglidur G
Como as forças envolvidas no movimento das cortinas laterais de lona em camiões são baixas, outros factores desempenham um papel importante na seleção do rolamento de deslizamento correto, como um baixo coeficiente de fricção ou uma elevada resistência do meio. Também importante: para permitir o movimento mais suave possível, os rolamentos devem ser capazes de se mover no carro mesmo com forças de acionamento baixas.
Material de rolamento adequado:
iglidur P210
Os pequenos mas aerodinamicamente importantes deflectores de vento estão expostos principalmente a forças de vento e a cargas de sujidade. Além disso, os efeitos de intempéries externas, como a humidade, são os factores determinantes que afectam a escolha do rolamento certo.

Em comparação com muitos outros pontos de instalação em veículos comerciais, o casquilho deslizante instalado na fechadura da espagnolette tem de funcionar particularmente sem folgas. Outros requisitos são determinados por factores ambientais externos. É necessário que não haja corrosão e que a resistência à sujidade seja elevada.

Um dos poucos locais do camião onde não é utilizado qualquer casquilho deslizante para o movimento é o spoiler dianteiro variável, que pode ser baixado durante a condução. A vantagem aerodinâmica é conseguida com parafusos de chumbo, que devem ser resistentes aos salpicos e à água salgada e não devem estar sujeitos a corrosão.

O eixo dianteiro é um elemento crucial para a estabilidade e segurança do veículo. As chumaceiras de deslizamento aqui utilizadas devem ser capazes de suportar cargas de borda elevadas, devem ser resistentes à sujidade e ao óleo e, idealmente, devem ter uma especificação de amortecimento de vibrações.

As portas e as paredes laterais dos veículos comerciais não estão protegidas contra influências externas, tais como flutuações de temperatura, humidade ou sujidade. As dobradiças e os seus rolamentos, em particular, também têm de ser capazes de suportar cargas estáticas elevadas a longo prazo.
Material de rolamento adequado:
iglidur G
As chumaceiras nos suportes dos camiões têm de ser capazes de suportar cargas estáticas elevadas. Ao mesmo tempo, a humidade e a sujidade não podem ser um problema. Os casquilhos deslizantes robustos com baixa absorção de humidade são a escolha certa.

As exigências para os rolamentos no sistema de travagem são particularmente elevadas: temperaturas e cargas elevadas, contacto constante com sujidade, água e lubrificante não devem levar a qualquer perda de função.

Devido ao elevado atrito gerado na área das molas de lâmina, os numerosos pontos de apoio também devem ser capazes de absorver cargas elevadas. Uma folga reduzida e um atrito estático baixo também são desejáveis neste caso, embora os rolamentos também devam ser capazes de suportar cargas de borda elevadas sem qualquer problema.

Uma vez que têm de transportar sem problemas os transitários e as suas cargas pesadas, devem ser utilizados aqui rolamentos de deslizamento excecionalmente robustos, concebidos para cargas de borda elevadas. Os rolamentos da plataforma elevatória têm de ser capazes de suportar a sujidade nos pontos expostos, bem como a humidade.

Devido à sua posição exposta nos veículos comerciais, as portas e as paredes laterais não estão protegidas de influências externas como o frio, a humidade ou a sujidade. As dobradiças e os seus rolamentos, em particular, também têm de ser capazes de suportar cargas estáticas elevadas a longo prazo.
Material de rolamento adequado:
iglidur G
Os sistemas de direção têm de funcionar principalmente sem lubrificação, sem folgas e silenciosos. A escolha do rolamento é, portanto, particularmente importante aqui. Além disso, existem cargas de choque durante a condução, que no pior dos casos podem levar a um maior desgaste do rolamento.
Material de rolamento adequado:
iglidur J
Quando se trata da mudança de velocidades, os principais requisitos são um movimento suave e fluido e o ajuste mais silencioso possível da alavanca de velocidades. Ao mesmo tempo, o foco está na eficiência económica, por exemplo, os rolamentos incorporados devem funcionar de forma fiável com o menor esforço de manutenção possível.
Material de rolamento adequado:
iglidur J
Nas caixas de velocidades, as juntas de acoplamento têm de ter uma especificação de amortecimento de vibrações e uma elevada resistência devido às vibrações. Para além disso, é necessária uma elevada resistência aos meios, uma vez que o óleo e a massa lubrificante podem ocorrer cada vez mais.
Produto adequado:
Tirantes articulados duplos igubal
As chumaceiras de deslizamento são frequentemente utilizadas em chapas metálicas para a regulação de assentos. Os produtos que são fáceis de instalar e que não requerem uma recalibração demorada são particularmente procurados aqui. As nossas chumaceiras de grampo podem fazer exatamente isso: calibram-se simplesmente através do efeito do calor durante o processo de revestimento eletrónico.
Rolamentos adequados:
Rolamento de aperto iglidur M250
Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h