A indústria dos cogumelos tem-se debatido tradicionalmente com uma escassez de apanhadores de cogumelos, necessários para a colheita.
Por este motivo, a Axis Technology and Development Ltd desenvolveu um sistema de colheita de cogumelos que pode assumir várias etapas do processo de colheita.
Assim que o apanhador de cogumelos seleciona os cogumelos da cama de cultivo, coloca-os nos chamados dedos de suporte de cogumelos num transportador de colheita. O transportador transporta os cogumelos para uma unidade de processamento, que corta o caule do cogumelo com o comprimento desejado. Dependendo do seu tamanho, o cogumelo é então colocado numa de seis caixas. Assim que a caixa atinge um peso predefinido, é ejectada e transferida para a área de expedição para ser embalada e paletizada.
Este processo é, em média, 3 a 4 vezes mais rápido do que a colheita convencional de cogumelos. Ou, por outras palavras, em kg: Enquanto os métodos de colheita convencionais podem colher cerca de 21 kg de cogumelos por hora, o sistema gere uma média de 60 a 75 kg.
Tal como acontece com toda a automação, o desafio na conceção do sistema reside na escolha dos componentes. Isto porque cada movimento e cada mecanismo deve funcionar na perfeição para evitar intervenções manuais demoradas e dispendiosas por parte dos engenheiros. Tudo isto tinha de ser garantido em condições ambientais difíceis: os ambientes típicos das salas de cultivo de cogumelos têm temperaturas de funcionamento de 18 - 20 graus, mas a sala e o equipamento são esterilizados duas vezes por mês com vapor a 80 °C. Devido ao ambiente higienicamente sensível, eram também necessários produtos de design higiénico para minimizar a carga de germes e facilitar o trabalho de limpeza.