Os robôs colaborativos são máquinas que executam serviços e facilitam as tarefas do quotidiano. Tendo uma função semiautomática ou totalmente automática, estes contribuem para o bem-estar dos humanos. Existe uma distinção entre robôs colaborativos para uso privado e robôs para serviços profissionais. Por todo o mundo, são utilizados diversos tipos de robôs tecnicamente sofisticados. Tratam-se maioritariamente de aspiradores, robôs de limpeza e cortadores de relva domésticos. Os robôs humanoides que, por exemplo, já realizam tarefas rotineiras no setor da saúde, sem problemas, estão agora a ser utilizados nos mais diversos setores industriais. A robótica desempenha um papel cada vez mais importante na Indústria 4.0. Desta forma, os requisitos impostos aos componentes instalados nos robôs colaborativos são elevados, para que seja possível assegurar um processamento rápido das informações e uma execução fiável das tarefas. A igus, fabricante de motion plastics, tem a solução certa para uma grande variedade de aplicações dos robôs colaborativos. Quer com cabos elétricos chainflex à prova de falhas para movimentos, quer com componentes dry-tech isentos de lubrificação e de manutenção, a igus assegura a automação ideal do seu robô.
Este robô é usado para limpar minuciosamente tubos de sistemas de ar condicionado. Nele são utilizados seis braços oscilantes que podem ser ajustados ao respetivo diâmetro dos tubos. Os braços oscilantes são montados em rótulas igubal, cuja isenção de manutenção foi decisiva para a sua escolha.
Consegue caminhar após uma cirurgia? Com esta tecnologia, isso já não é um mero desejo. Esta não só simula uma caminhada necessária, como também a subida de degraus e a superação de obstáculos. Para garantir um movimento fiável são usadas calhas articuladas da igus.
Esta tecnologia é utilizada em circunstâncias de catástrofe para salvar vidas. Explora, por exemplo, terrenos soterrados e tem de suportar condições ambientais adversas. Os casquilhos deslizantes iglidur e as chuamceiras igubal são a solução para estes problemas, proporcionando uma isenção total de manutenção.
Este robô explorador pesa apenas 38 kg com o seu equipamento completo, sendo maioritariamente composto por plástico. Os casquilhos metálicos estão fora de questão. Assim, os casquilhos deslizantes iglidur são a solução. Estes são resistentes às poeiras, à humidade e a fortes flutuações de temperatura.