Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-231 Porto

+351 226 109 000

Aplicações com componentes da igus® na indústria ferroviária

Os produtos da igus são utilizados em muitas áreas diferentes na engenharia ferroviária e de tráfego. Uma vez que são postos à prova no maior laboratório de testes da indústria, é possível calcular a sua duração de vida com as ferramentas online gratuitas da igus. Uma outra característica especial é o facto de poderem ser configurados individualmente com estas ferramentas.
 

Aplicações exteriores

Acoplamento isento de lubrificação e fiável

Os acopladores ferroviários ficam a ganhar com a elevada fiabilidade dos casquilhos deslizantes e anilhas planas iglidur®. Nos acopladores Scharfenberg, por exemplo, são usados no pino principal para que a placa de engate possa virar durante o acoplamento. Os casquilhos deslizantes não necessitam de lubrificação adicional e são, assim, isentos de manutenção.

Casquilhos deslizantes resistentes ao calor e à corrosão para freios

Os casquilhos deslizantes iglidur® são integrados nos freios de comboios e elétricos, visto que permitem um funcionamento isento de problemas, num ambiente de impactos e sujidade, e não se corroem. A utilização com amplas gamas de temperatura, entre -100 °C e 250 °C, é possibilitada pelos materiais especiais que foram desenvolvidos para temperaturas extremas.

Polímeros de alto desempenho isolantes em pantógrafos

Como os casquilhos deslizantes iglidur são compostos por polímeros de alto desempenho não condutores, podem ser utilizados como componentes isolantes nos coletores. Graças à lubrificação sólida incorporada, os casquilhos deslizantes dispensam lubrificação adicional, sendo, por isso, isentos de manutenção. Nos coletores são utilizados os materiais iglidur G, H370, J, W300, X e Z.  Cada um destes materiais apresenta certas vantagens, como uma baixa absorção de humidade ou a resistência a temperaturas particularmente baixas ou altas.  

Aplicações interiores

Comandos resistentes ao desgaste na cabina de condução

As propriedades dos motion plastics também são vantajosas nos comandos utilizados para operar os comboios e elétricos. Por exemplo, os pontos com casquilhos nos painéis de controlo estão equipados com casquilhos deslizantes iglidur G para uma elevada resistência ao desgaste. Os pedestais ajustáveis foram equipados com fusos dryspin, permitindo um ajuste fácil.

Isenção de manutenção e limpeza na área dos passageiros

Os casquilhos deslizantes iglidur e a tecnologia linear drylin garantem um ajuste limpo, um baixo coeficiente de atrito e movimentos silenciosos, sem necessidade de lubrificação adicional. Isto deve-se aos lubrificantes secos incorporados, que estão integrados nos materiais da igus. Se os componentes tiverem de estar em conformidade com a norma DIN 45545, pode ser utilizado o iglidur RW370.  

Infraestruturas

Rolo em agulhas

É necessário garantir o funcionamento permanente do aparelho de mudança de via, a despeito das condições atmosféricas e vibrações. Os casquilhos deslizantes da igus são perfeitos para esta utilização. Todos os materiais iglidur contêm lubrificantes sólidos incorporados, tornando a lubrificação adicional e a manutenção supérfluas.

Disjuntores e seccionadores de terra

Ao longo da linha férrea e no próprio comboio existem disjuntores e seccionadores de terra. Quer sejam de média ou alta tensão, é necessário garantir permanentemente nos interruptores uma ligação e separação mecânica segura. Para que tal seja possível mesmo sob condições atmosféricas difíceis, são utilizados sistemas de acionamento e fusos drylin.  

Casquilho deslizante resistente à corrosão para tensores de roda

Um processo de manutenção suave é importante para voltar a colocar a frota nos carris rapidamente.  Os sistemas de calha articulada pré-montados, denominados readychain, apenas têm de ser aplicados e ligados.  

Vagões e carruagens

Abas de ventilação e proteção contra pressão

Nos comboios expresso e elétricos, é necessário garantir e regular constantemente o fornecimento de ar, tanto para o ar condicionado como para a refrigeração de sistemas eletrónicos importantes. Os sistemas de proteção contra pressão e as abas de ventilação podem ser facilmente movidos através de diferentes produtos da igus.

Extensões de armários de baterias e quadros de comando

Por baixo do corpo da carruagem é necessária uma forte proteção contra a queda de pedras. Além disso, os cabos têm de ser guiados em segurança, para que seja possível puxar para fora as baterias para a manutenção, sem problemas. Por isso, calhas articuladas e cabos robustos são frequentemente utilizados em caixas de baterias de comboios. Ambos os componentes estão também disponíveis como sistemas readychain.   

Sistemas de entrada à prova de falhas com uma elevada duração de vida

Os cabos chainflex, a tecnologia de fusos dryspin e os sistemas de fornecimento de energia são utilizados para que os sistemas de entrada sejam isentos de manutenção e, acima de tudo, duradouros. Portas defeituosas podem representar um perigo para os passageiros em situações de emergência e, no dia-a-dia, são um obstáculo ao embarque e desembarque célere dos passageiros.

Transições e juntas rotativas

Em sistemas ferroviários pesados e ligeiros, o passageiro encontra as primeiras peças da igus na entrada.  Os cabos chainflex, a tecnologia de fusos dryspin e os sistemas de fornecimento de energia são utilizados para que os sistemas de entrada sejam isentos de manutenção e, acima de tudo, fiáveis. Portas defeituosas podem representar um perigo para os passageiros em situações de emergência e, no dia-a-dia, são um obstáculo ao embarque e desembarque célere dos passageiros. 

Manutenção

Plataforma elevatória

A frota de veículos requer manutenção regular. Portanto, as plataformas elevatórias e os cabos e sistemas de fornecimento de energia ligados às mesmas estão sujeitos a carga contínua. Se os cabos não forem guiados de forma segura, o desgaste é acelerado e podem ocorrer falhas.  

Transbordadores com fornecimento de energia confecionado

Os transbordadores ligam as vias entre si em oficinas e ao ar livre, para mover vagões, reboques com cabina e locomotivas. Quando o transbordador está em movimento, é necessário garantir permanentemente um fornecimento de energia seguro, por ex., através de luzes de aviso ou um painel de controlo.Para garantir a funcionalidade permanente do transbordador, apesar do uso frequente, são utilizados cabos chainflex.  

Sistemas de fornecimento de energia e casquilhos resistentes à corrosão para sistemas de lavagem

Nos sistemas de lavagem de comboios regionais e expresso, os componentes da igus têm de demonstrar do que são capazes. A utilização permanente é combinada com o contacto com água e produtos de limpeza. Mas isto não constitui um problema para os componentes da igus.  Os casquilhos deslizantes iglidur estão disponíveis em 50 polímeros de alto desempenho diferentes.

Veículos ferroviários especiais

Veículos de manobra

A igus oferece uma grande variedade de soluções para locomotivas de manobra. Desde a tecnologia de acionamento drylin e os anéis rotativos deslizantes PRT até às placas em iglidur e o revestimento tribotape. Todos estes componentes contêm polímeros de alto desempenho e foram otimizados de forma a apresentarem baixo desgaste e atrito, para garantir uma longa duração de vida.

Soluções de polímero duráveis para máquinas de colocação de carris

Para construir novas vias para comboios ou elétricos são necessárias máquinas complexas. Os pontos com casquilhos nas máquinas de construção de vias estão expostos a forças mecânicas consideráveis, vibrações e influências atmosféricas. Todos estes fatores deixam de constituir um problema se forem utilizados casquilhos deslizantes iglidur. Para elevadas forças mecânicas, como cargas nas extremidades ou choques, existem materiais iglidur especialmente desenvolvidos, que suportam cargas estáticas até 200 MPa e cargas dinâmicas até 140 MPa.  

Calcular a duração de vida de calhas articuladas e cabos para veículos rodoferroviários

Os produtos da igus não são usados apenas em comboios e elétricos. Também são utilizados em veículos rodoferroviários, como limpa-neves e veículos de manutenção. O bogie destes veículos pode ser baixado através de cilindros hidráulicos. Nos cilindros são utilizados materiais e anéis de pistão feitos de materiais iglidur. Estes caracterizam-se pela sua extensa duração de vida e são também isentos de manutenção.  

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h