As máquinas-ferramenta são a "mãe" de todas as máquinas e constituem a base para, por exemplo, a produção de automóveis ou smartphones. A configuração das máquinas-ferramenta pode ser muito complexa: desde tornos convencionais, máquinas e centros de maquinação CNC a linhas de produção com unidades de automação. O objetivo é a produção de peças complexas com a ajuda de ferramentas. A utilidade dos motion plastics da igus aumenta com o aumento do grau de automação. Todas as gamas de produtos são utilizadas em máquinas-ferramenta, desde calhas articuladas e cabos elétricos chainflex até aos casquilhos autolubrificados dry-tech. O projeto futurista da Indústria 4.0 está a assumir uma forma cada vez mais concreta. Graças aos smart plastics da igus, as Máquinas-ferramentas 4.0 estão a tornar-se uma realidade para os fabricantes de máquinas-ferramenta. Sempre com o objetivo de reduzir os custos e melhorar a tecnologia.
Novidade 10/2020:
montagem rápida e simples, totalmente sem ferramentas
Novidade 10/2020:
novos cabos híbridos chainflex para drives Siemens S210
Novidade 10/2020:
Peças de desgaste inteligentes impressas em 3D
Está curioso quanto a mais inovações?
Aceda aqui à visão geral das inovações e ao stand da feira virtual
Calhas articuladas, cabos ou casquilhos lineares e deslizantes inteligentes comunicam a data de manutenção durante o funcionamento e são perfeitamente integrados nos seus processos.
As vantagens
São muito poucas as indústrias nas quais a fiabilidade é um fator tão importante como na indústria automóvel. Veículos completos ou mesmo componentes individuais, como os motores, passam por linhas de produção com um nível de automação muito elevado. Se a produção parar aqui, rapidamente ocorrerão perdas dispendiosas. Por isso, é importante para os fabricantes de veículos e fornecedores possam contar com componentes à prova de falhas. Desta forma, um fabricante de motores austríaco confia nos smart plastics da igus. Sensores medem o desgaste durante o funcionamento e avisam o utilizador a tempo, de modo a poder planear reparações ou substituições.
Os requisitos impostos aos sistemas de calhas articuladas na construção de máquinas-ferramenta são elevados. Em particular na área de trabalho, onde são expostos a condições exigentes. Neste ambiente, a utilização de calhas articuladas tapadas em polímero compensa rapidamente. São resistentes à temperatura, suportam as limalhas e ajudam a evitar paragens das máquinas. "Envolvemos a maioria dos nossos fornecedores numa fase inicial dos nossos desenvolvimentos", afirma Mario Chemnitz, Diretor de Construção na Niles-Simmons Industrieanlagen GmbH, da cidade com o mesmo nome, Chemnitz.
As vibrações nos componentes de máquinas-ferramenta podem fazer com que as máquinas deixem de funcionar de forma precisa, reduzindo a qualidade das peças e aumentando o desgaste dos componentes das máquinas. As calhas articuladas, o "cordão umbilical" das máquinas-ferramenta modernas, são a possível origem do problema. Para melhorar o seu funcionamento suave, são necessárias soluções inovadoras...
Todos os produtos são testados no laboratório de testes da igus, o maior desta indústria, sob condições reais, relativamente ao desgaste e à duração de vida. Isto permite uma determinação precisa da duração de vida dos produtos.
A pedido, a igus realiza testes para clientes, de modo a verificar a utilização dos produtos sob condições totalmente únicas.
Que sistemas oferece a igus para o eixo X de uma máquina-ferramenta? Que calhas articuladas posso utilizar para poupar tempo de montagem? Pode encontrar informações interessantes quanto a questões relacionadas com máquinas-ferramenta no blog da igus.