Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Cabos isentos de halogéneos

O que é um cabo isento de halogéneos? Dizem-se cabos isentos de halogéneos se nenhum material com elementos do grupo dos halogéneos tiver sido processado nos cabos. Halogéneos, como por exemplo, o cloro, são excelentes isoladores, não condutores e, portanto, são frequentemente utilizados como material para revestimento dos cabos. O exemplo mais comum é o policloreto de vinil (PVC). Mas a utilização de halogéneos também implica riscos.

Quando um plástico que contenha halogéneos arde, estes halogéneos são libertados do revestimento para o ar respirável. A combinação com água gera um ácido que é tóxico para os humanos. A isenção de halogéneos é, por isso, particularmente importante se o utilizador tiver de prestar especial atenção ao perigo de um potencial incêndio.

Cabos isentos de halogéneos da igus

Onde são utilizados os cabos isentos de halogéneos?

Deve ser dada especial atenção à utilização de cabos isentos de halogéneos sobretudo em aplicações com elevado risco de incêndio. Portanto, se for utilizado um cabo onde exista um elevado risco de incêndio, a isenção de halogéneo exclui uma potencial fonte de perigo. Por este motivo, as especificações determinam claramente que apenas cabos isentos de halogéneos devem ser utilizados em tais aplicações.

Vantagens dos cabos isentos de halogéneos

Os cabos isentos de halogéneos estão livres de elementos como o bromo, flúor, iodo ou cloro, que são muito reativos. Em comparação com os cabos convencionais com isolamento de PVC, apresentam algumas vantagens em caso de incêndio. No caso dos cabos isentos de halogéneos, num incêndio não são libertados quaisquer gases tóxicos ou corrosivos, que poderiam constituir uma ameaça para humanos ou edifícios. Em contraste com os cabos de PVC, podem ser excluídos gases de combustão perigosos contendo halogéneos. Os cabos isentos de halogéneos podem ser utilizados a temperaturas mais altas do que os cabos de PVC.

Para além de cabos em PVC com halogéneos, a igus também utiliza cabos isentos de halogéneos, com revestimento em PUR (elastómero de poliuretano) e TPE (elastómero termoplásticos). Estes são fabricados de acordo com a norma DIN EN 60754 e cumprem os requisitos de isenção de halogéneos.

Cabos isentos de halogéneos no caso de faíscas

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h