Alterar idioma :

Soluções bus sofisticadas para elevadas taxas de transferência de dados
Com a crescente automação, a necessidade de transferência de dados tem vindo a aumentar constantemente nos últimos anos. Os percursos nos quais os dados são transferidos do sensor para a unidade de avaliação são ligações simples 1:1. Estes costumavam ser realizados com cabos de dados. Agora estão a ser substituídos peça a peça por sistemas bus. Isto permite uma comunicação mais rápida e mais complexa no sistema. Isto requer os cabos bus correspondentes, que transmitem bem os sinais digitais com as suas extremidades. Os cabos bus são cabos de dados especiais, por assim dizer, construídos precisamente para os respetivos requisitos do sistema bus. No caso mais simples, isto pode ser a cor e secção do condutor ou certas especificações de capacidade ou da indução que permitem a resistência de impedância característica de onda necessária. Atualmente, estes cabos são a base para os sistemas bus conhecidos, tais como o Profibus, o Profinet e o CAN bus, bem como os USB e o CC Link. Aqui mostramos-lhe as características especiais que permitem uma transmissão de dados em funcionamento permanente.

Existem muitos sistemas bus baseados em Ethernet. Marcas bem conhecidas incluem Profinet, CC-Link, IE, EtherCat e Sercos. Todos têm por base uma estrutura que tem sido utilizada durante muitos anos em mainframes e PCs. A Ethernet é descrita em categorias que incluem frequências e possíveis volumes de dados de 100 MBit/s a 10 GBit/s. Os termos CAT5, CAT5e ou mesmo CAT6A e CAT7 são frequentemente utilizados de forma direta. Estes cabos contêm dois ou quatro pares, que são concebidos com uma malha dos pares ou uma malha global, conforme necessário. Criámos uma tabela que tem em conta os parâmetros mecânicos, bem como os parâmetros elétricos que acabámos de descrever.


O cabo Profinet é um dos mais populares cabos bus para utilização na indústria. A capacidade em tempo real e o conceito modular tornam-no numa opção perfeitamente adequada a uma grande variedade de aplicações. A igus tem nove tipos mecanicamente diferentes de cabos Profinet, desde cabos em PVC até cabos em PUR, ao passar por cabos para aplicações extremas, tais como as que envolvem movimento de torção ou que requerem grande resistência. O Profinet enquadra-se no standard de Ethernet Industrial em conjunto com os sistemas bus tais como o Sercos, EtherCat e CC-Link IE. A igus é um membro da organização de utilizadores Profinet e cumpre todas as normas existentes no mercado.

Single Pair Ethernet (SPE), o mais recente modelo do grupo de sistemas bus. A nova tecnologia bus foi apresentada em 2019 e tem vindo a conquistar o mercado desde então. Este novo desenvolvimento oferece novas oportunidades para o mercado da IoT em rápido crescimento. A característica especial aqui é o novo desenho do cabo, um par único, mas capaz de transmitir um sinal CAT5e. Em conjunto com a associação SPE, trabalhamos constantemente no desenvolvimento e normalização desta tecnologia. Este salto tecnológico oferece possibilidades notáveis, especialmente para aplicações com espaços de instalação reduzidos.

O Profibus é um dos mais importantes barramentos industriais do nosso tempo. Foi desenvolvido nos anos 90 e rapidamente tornou-se a referência em termos de fiabilidade para grandes volumes de dados. A Organização de Utilizadores Profinet (PNO) é responsável pelo desenvolvimento técnico e coordenação das várias empresas membros, tais como a igus. O cabo com o seu condutor em vermelho e verde é impressionante. Na igus pode obter o cabo chainflex® Profinet nas versões em PVC, PUR e TPE para todas as aplicações com calhas articuladas em movimento.

O CAN bus é extremamente robusto, e caracteriza-se pelo seu protocolo de rede insensível. Tem as suas origens na indústria automóvel e é agora também frequentemente encontrado em sistemas industriais. O que há de especial nestes cabos bus é que estão disponíveis com diferentes secções, consoante os requisitos e são utilizados para várias aplicações com um ou dois pares. Tal como para outros sistemas bus, a gama chainflex® também oferece cabos para cursos lineares e de torção.

Os cabos bus são utilizados numa variedade de setores, como por exemplo o das TI. Um exemplo disso é o USB 2.0 ou USB 3.0, que se destaca pelos seus conetores e são frequentemente encontrados em câmaras industriais. A situação é semelhante com a DVI, que é uma interface típica para monitores. A gama chainflex® também oferece soluções para estes cabos bus. Algumas aplicações requerem sistemas bus proeminentes tais como o Interbus ou DeviceNet, que estão incluídos na família de cabos bus CFBUS. Neste ponto, no entanto, tem de ser mencionado o cabo bus ASI, que destaca a sua cor amarela e a sua forma angular em qualquer instalação.
A função de um cabo bus é semelhante à de um cabo de dados, devido à transmissão de sinais de baixa energia. O mais importante neste tipo de cabos é a transmissão de sinal a longo prazo e não o elevado fluxo de corrente. A diferença para um cabo de dados reside na estrutura elétrica, que é adaptada de forma precisa ao sistema bus. Isto afeta os valores elétricos na mesma medida que a construção mecânica: a secção dos condutores e a cor dos fios. Um cabo bus é um cabo de dados especial , por assim dizer

Cabo bus em movimento - o que é diferente?
Ao projetar um cabo bus para movimento, o foco é naturalmente uma boa transmissão de dados. A transmissão de dados depende da disposição de componentes, tais como a malha e os condutores. Eles determinam a qualidade da transmissão de dados, da mesma forma que determinam os valores capacitivos do cabo. A posição muda devido ao movimento e, por conseguinte, à qualidade da transmissão de dados. O desenho especial assegura propriedades de transmissão de dados permanentemente boas. A transmissão constante dos dados de alta qualidade é importante para si ou teve já dificuldades nesta área? Teremos todo o gosto em falar consigo. Basta enviar-nos um e-mail.

Cabo bus para longos cursos e as alternativas
Os nossos produtos têm de ser capazes de suportar cargas elevadas em longas distâncias. Porque, logo que falamos de longos cursos, coloca-se frequentemente a questão do comprimento máximo de transmissão, por exemplo, com um cabo bus.
Na nossa publicação no blog, abordamos este tema e destacamos as opções associadas.
Ainda não encontrou o cabo certo?
Já conhece a nossa ferramenta online?
É fácil de encontrar, permite calcular a duração de vida dos produtos e encomendar online rapidamente

Pesquisa de produtos
Encontre rapidamente o cabo certo

Ferramenta de cálculo de duração de vidaCalcule a duração de vida de qualquer cabo chainflex®
Ir para a ferramenta de cálculo da duração de vida
Ferramenta de cálculo do suplemento de cobre
Calcule o suplemento de cobre diário

Configurador para cabos personalizados
Configure o seu cabo personalizado em apenas 3 minutos

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h