Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Calhas articuladas com design higiénico em máquinas de fatiar de elevada performance

As calhas articuladas, em conformidade com a FDA, comprovam a sua eficácia nos exigentes sistemas Schiwa sob utilização contínua e exigente.

A empresa familiar do Engº. Schindler & Wagner GmbH & Co KG (abrev.: SCHIWA) tem sido um dos principais fabricantes de sistemas de fatiar personalizados e normalizados na indústria de salsicharia, presuntos e queijos há mais de 50 anos. As calhas articuladas, compatíveis com a FDA, da igus atendem aos altos requisitos de segurança e higiene.

Perfil

  • O que era necessário: Calha articuladas TH3 com Design Higiénico
  • Requisitos: Elevadas exigências de disponibilidade com utilização intensiva de todos os componentes, bem como movimentos rápidos e bruscos do sistema; resistência aos agentes de limpeza e aos produtos químicos utilizados 
  • Indústria: Máquinas em geral, embalagens
  • Sucesso para o cliente: Calha articulada fácil de limpar, em conformidade com a FDA e resistente aos químicos utilizados, sem quaisquer problemas; as calhas articuladas já estão em funcionamento há mais de dois anos sem quaisquer reclamações; os casquilhos deslizantes, guias lineares, varões e placas também vêm de um único fornecedor

Problema

A empresa Schindler & Wagner GmbH & Co. KG desenvolve e projeta máquinas de elevada qualidade, tais como combinações de máquinas de pesagem fina de alta tecnologia, que são utilizadas para cortar, dividir e pesar uma grande variedade de produtos de carne e queijo. As máquinas de fatiar de elevada performance caracterizam-se pelo design inovador internacional "SCHIWA". Isto permite ao operador entrar no interior da máquina sem ter de se baixar e, por exemplo,  retirar a faca de forma ergonómica, mudando a lamina e permanecendo de pé. Uma vez que todas as superfícies têm de ser limpas diariamente, as máquinas caracterizam-se por um design totalmente aberto e de fácil acessibilidade. O novo design higiénico foi criado para a SCHIWA no final de 2017, altura em que muitas das peças da máquina foram desenvolvidas e tornadas o mais visíveis possível de acordo com a filosofia que "Só se pode limpar o que se pode ver".
O novo conceito da máquina influenciou todos os detalhes — incluindo as guias do cabo para as garras, que levam o queijo à lamina. Anteriormente os cabos eram conduzidos através de locais improvisados e depois fixados em laços, mais tarde foi necessária e procurada uma solução mais adequada. A elevada performance das máquinas, também coloca elevadas exigências ao sistema de fornecimento de energia. A máquina de fatiar de 4 fusos da SCHIWA por ex. realiza até 6000 cortes e embala 240 pacotes por minuto com uma disponibilidade técnica garantida de 98,5 %. Podem ser processadas, aproximadamente, três toneladas de queijo por hora numa só máquina. As garras do sistema movem-se intermitentemente para trás e para a frente durante 20 horas por dia, o que coloca uma enorme tensão nas calhas articuladas. Todos os meios necessários, tais como a pneumática, sensores e potência, devem ser encaminhados em segurança numa calha. Foi também procurada uma solução feita em materiais resistentes a detergentes com um desenho aberto e fácil de limpar.

Solução

Enquanto procurava uma guia de cabos adequada, a empresa encontrou o que procurava na igus, com quem o fabricante da máquina já mantinha uma longa parceria. Soluções especiais feitas com varões, casquilhos deslizantes iglidur e guias lineares drylin estão também instaladas nos próprios sistemas da empresa. "A qualidade, a flexibilidade e também a cooperação adequam-se simplesmente, pelo que ficou claro para nós desde o início que a igus era também o primeiro contato para este sistema de fornecimento de energia", afirma Martin Hüttenrauch, Gestor de Vendas da SCHIWA.
Desde então, têm sido utilizadas calhas articuladas TH3. A calha articulada com design higiénico é utilizada onde são necessários os mais elevados requisitos de higiene e onde os cabos e mangueiras devem ser guiados com segurança. É fácil de limpar, está em conformidade com as normas da FDA, não tem ligações com parafuso e é ideal para agentes de limpeza agressivos e químicos. Com até quatro separadores interiores fixos da calha articulada, os cabos e as mangueiras podem ser colocados separados uns dos outros, de forma organizada, e ainda ter espaço suficiente para a limpeza. Outra vantagem da calha articulada TH3 são as arestas arredondadas, que impedem os chamados espaços mortos e a consequente formação de germes. A construção sem parafusos e o design aberto também elevam os padrões de higiene, garantindo uma limpeza mais fácil do sistema.
As calhas articuladas TH3 foram primeiramente utilizadas nas máquinas de fatiar de 4 fusos da SCHIWA . "Há mais de dois anos que utilizamos os sistemas de calhas articuladas e não temos tido quaisquer problemas até agora". São exatamente o que queríamos. Os cabos são guiados com segurança e a calha articulada azul é fácil de se ver", diz Tobias Wahl, Gestor do Desenvolvimento Mecânico da SCHIWA. Com a escolha da cor azul, a empresa segue também a ideia da "detetabilidade ótica", uma exigência cada vez mais importante na indústria alimentar.

"Há mais de dois anos que utilizamos os sistemas de calhas articuladas e não temos tido qualquer problema até agora. São exatamente o que queríamos. Os cabos são guiados com segurança e a calha articulada azul é fácil de se ver."
 
Tobias Wahl, Gestor do Desenvolvimento Mecânico da SCHIWA.
Schiwa Máquina de fatiar de alta tecnologia da SCHIWA com a calha articulada TH3 da igus, na máquina de fatiar de 4 fusos, nas garras do produto.
Calha articulada TH3 A calha articulada TH3 assegura meios higiénicos e limpos e o fornecimento de energia às garras do produto.
Calha articulada TH3

Uma gama com elevados standards de higiene

De modo a cumprir os rigorosos requisitos de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo de produção de alimentos, a igus oferece soluções em polímeros, tais como calhas articuladas, casquilhos e guias lineares que foram especificamente desenvolvidos para aplicações com movimento. São isentos de manutenção e lubrificação, o que elimina de imediato a contaminação de produtos, são compatíveis para o contacto com alimentos, e são insensíveis a influências como sujidade, água, químicos, calor ou impactos. Futuramente, por exemplo, os casquilhos dos sistemas lineares drylin serão também alterados do iglidur J para o iglidur A160 azul em conformidade com a FDA e a UE. "Atualmente, somos novamente líderes de mercado, não só em termos de tecnologia mas também de higiene. Não somos os maiores no mercado, mas eu diria que somos os mais inovadores. E a igus deu um contributo decisivo para isso, com todas as soluções em polímeros que utilizamos nas nossas máquinas", conclui Hüttenrauch.
Máquinas fatiadoras da SCHIWA As máquinas de fatiar SCHIWA cortam queijo de forma precisa e rápida.
Sistema de guiamento linear drylin Futuramente, os casquilhos das guias lineares drylin serão também alterados do iglidur J para o iglidur A160 azul em conformidade com a FDA e a UE.