Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000
Impressão 3D com vários filamentos

Duração de vida extremamente elevada e fantástica resiliência devido à combinação de materiais


Novidade: impressão 3D combinada até quatro materiais

Produção rápida de peças especiais multi-funcionais numa única operação de trabalho

Uma impressora 4K permite combinações até três tribofilamentos. Isto dá origem a peças especiais multifuncionais que podem, através da impressão 3D, ser fabricadas rápida e economicamente numa única operação de trabalho.
 
Uma combinação possível seria a de casquilhos inteligentes para manutenção preditiva: com um alojamento reforçado de fibras, tribofilamentos em pontos de tensão, e pistas condutoras integradas para avisar uma sobrecarga no casquilho. 
Outras áreas de aplicação incluem componentes resistentes ao desgaste com vedantes integrados.
 
Tem uma aplicação que requer a utilização de vários componentes? Teremos todo o gosto em ajudá-lo na implementação do seu projeto.  

Consultar para um projeto

O que é a impressão com vários materiais?

Na impressão de vários materiais, dois filamentos diferentes são combinados para fazer um componente. As vantagens de dois ou mais materiais diferentes combinados num único componente.  
 
O filamento especialmente desenvolvido pela igus para órgãos de máquinas é chamado de tribofilamento. Os filamentos com este nome têm propriedades únicas e notáveis quando se trata de resistência ao desgaste e um coeficiente de atrito muito bom. Contudo, há outros filamentos especialmente otimizados para uma elevada resistência e robustez. Com a impressão multimaterial, os tribofilamentos podem ser combinados com outros materiais num componente para complementar o elevado nível de resistência ao desgaste com outras propriedades mecânicas e funcionais.  


Que tipos de combinações multimaterial existem?

Como e com que materiais podem ser combinados os tribofilamentos iglidur?

Muitos materiais são compatíveis e podem ser combinados de uma maneira ou de outra na impressão de dois componentes. Filamentos semelhantes (materiais com o mesmo polímero base ou temperaturas de processamento semelhantes) podem ser interligados: os materiais fundem-se entre si, ligando as duas "fases" do componente. Isto deixa de funciona quando a diferença entre as temperaturas de processamento é demasiado grande: assim um dos dois materiais pode não permanecer dimensionalmente estável durante o processamento ou pode mesmo ser sujeito a temperaturas prejudiciais. Para ter a certeza absoluta do procedimento de interligação, é uma boa opção combinar as duas fases, de modo a que não possam ser separadas por meios não destrutivos.

Propriedades mecânicas

Fabrico aditivo de dois componentes

Os tribofilamentos são combinados com materiais muito rígidos ou flexíveis. Isto permite construir componentes muito resistentes – incluindo os fabricados através do método de construção leve – em combinação com as vantagens tribológicas dos filamentos iglidur. A combinação de filamentos iglidur com materiais flexíveis é adequada para o fabrico de dedos de garras, se a superfície de preensão tiver de assegurar uma boa fixação, mas os componentes móveis tiverem de deslizar.  

A injeção combinada com impressão 3D

Rolete injetado e impresso em 3D

Os componentes moldados impressos em 3D permitem implementar geometrias que apenas são possíveis na impressão 3D, em combinação com a vasta seleção de materiais disponíveis para moldagem por injeção, uma vez que podem ser selecionados todos os materiais iglidur.

Impressão 3D com funções inteligentes

Impressão 3D com sensores

A impressão multimaterial permite a célere produção de polímeros resistentes ao desgaste com uma camada de sensor integrada. É assim que são criadas peças especiais extremamente duráveis que emitem um aviso antes de ocorrer uma sobrecarga ou se for atingido o limite de desgaste, para permitir a manutenção preditiva. Saiba mais sobre o 3D isense.


Onde podem ser utilizadas as peças de dois componentes?

Alavanca de deflexão

Alavanca de deflexão impressa em 3D

Um componente para desviar forças; a elevada robustez protege a articulação de influências externas. Os pontos oscilantes têm um funcionamento especialmente silencioso, com elevada duração de vida e são resistentes ao desgaste. Neste caso, a boa solução combina um filamento reforçado com fibra de carbono, como o igumid P150, com um material tribologicamente otimizado, como um dos tribofilamentos iglidur da igus.

Garra

Garra impressa em 3D

Os requisitos dinâmicos determinam que o elemento da garra seja o mais leve possível, mas com grande resistência à flexão e aderência segura mas com suavidade. O corpo da garra é produzido com um filamento reforçado com fibra, um filamento flexível com um coeficiente de atrito elevado que garante segurança e pode ser utilizado nas superfícies das garras. 

Bloco de suporte de fuso

Blocos de suporte de fusos em impressão 3D

As pontas com casquilhos devem compensar os erros angulares e amortecer os choques. Os elementos dos casquilhos deslizantes iglidur® podem ser revestidos com filamentos flexíveis, como TPU, com uma dureza Shore de 95 A.


Informação sobre a impressão 3D na igus

Mais informações sobre a impressão 3D na igus

  • Materiais
  • Processos aditivos
  • Serviços e apoio

Polímeros impressos em 3D postos à prova

Outros testes de desgaste

A impressão 3D com iglidur em comparação com PLA, ABS e outros materiais e processos de fabrico
 

Novidades de impressão 3D da igus

Novidades da impressão 3D

Descubra mais inovações no campo da fabricação aditiva na igus, e descubra tudo sobre os nossos novos materiais e serviços.