Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Componentes inteligentes impressos em 3D resistentes ao desgaste

Um elemento deslizante resistente ao desgaste em iglidur I150 com sensor impresso. A carga e sobrecarga sobre o componente podem ser medidas.

Os sensores integrados indicam a necessidade de manutenção e emitem um aviso antes de atingir um nível de desgaste crítico

Os engenheiros da equipa de impressão 3D da igus deram agora um grande passo: os sensores são impressos nos tribocomponentes através da . Muito antes de haver uma falha, é sinalizada a substituição iminente. Além disso, é possível detectar uma sobrecarga de modo a parar imediatamente a máquina e assim evitar mais danos no ponto de apoio e em toda a máquina. Isto permite ainda a manutenção preditiva de peças especiais, que pode levar a uma redução do tempo de paragem da máquina e dos trabalhos de manutenção. Devido ao fabrico aditivo, os componentes isense em 3D, podem agora ser entregues de forma económica a partir de cinco dias úteis.
 
O isense 3D é adequado para o fabrico de casquilhos deslizantes inteligentes, elementos deslizantes, porcas de rosca e todas as outras peças especiais susceptíveis de atrito e desgaste.

Consultar para projeto

Impressão 3D isense - inteligentes e resistentes ao desgaste

Melhoria técnica

Melhoria técnica

  • Componentes resistentes ao desgaste com sensores utilizando a impressão 3D multimaterial
  • Avisa quando o limite de desgaste é atingido
  • Avisa antes de ocorrer sobrecarga ► Previne danos
  • Duração de vida previsível

Redução do custo

Redução do custo

  • Sem custos de molde, sem quantidade mínima de encomenda
  • Prontos a enviar em apenas 3 dias úteis (mediante pedido)
  • Sem paragens não planeadas
  • Redução dos custos de falhas

Provas dadas

Provas dadas

  • Testados no laboratório de testes igus
  • Experimente na sua aplicação e veja por si; a igus oferece amostras grátis de componentes 3D isense em fase de testes beta.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

  • Sem necessidade de lubrificação
  • Impressão 3D: é necessário menos material, uma vez que não há
    desperdício ou resíduos
  • A igus®  apoia a economia circular dos
    plásticos e está a investir na reciclagem química.
    [Link pagenr="23192" title="Saiba mais aqui." ]


Desenvolvimento

A igus tem vindo a desenvolver componentes resistentes ao desgaste desde 2016, e utiliza-os agora em calhas articuladas, casquilhos deslizantes e guias lineares. Ao conceber estes sensores de desgaste, temos vindo a utilizar o serviço de impressão igus 3D para componentes resistentes ao desgaste.
Assim, peças deslizantes especiais foram fabricadas através de sinterização a laser e em iglidur I3; a inteligência foi incorporada posteriormente numa segunda etapa do processo.
 
Isto levou a que as peças especiais inteligentes sejam muito complexas e de custo elevado quando produzidas em pequeno número, uma vez que as etapas de trabalho são muito específicas e adaptadas ao componente individual. A equipa de impressão 3D aceitou o desafio e desenvolveu um procedimento para produzir estas peças num só passo através de impressão 3D. Nenhuma etapa de processamento adicional é necessária e as peças especiais inteligentes resistentes ao desgaste podem ser produzidas de forma económica e a partir de cinco dias úteis.

Equipa de impressão 3D da igus Os engenheiros da igus pesquisaram e desenvolveram materiais e procedimentos para desenvolver componentes impressos em 3D.
Impressão 3D com sensores Devido à impressão 3D, os componentes resistentes ao desgaste são concebidos de acordo com os desejos e tornados inteligentes

Explicação da função

A camada de sensor é aplicada às partes dos componentes, que serão submetidas a carga. Quando em funcionamento, a resistência eléctrica do material do sensor é medida continuamente, de modo a que seja emitido um aviso antes da sobrecarga ou antes de se atingir o limite de desgaste.
 
Com base no procedimento de impressão multi-material, são desenvolvidas peças resistentes ao desgaste com camadas de sensores integradas. Os componentes são fabricados a partir de filamentos iglidur I150 ou iglidur I180 e um material de impressão 3D condutor de eletricidade especialmente desenvolvido que se liga bem ao tribofilamento.
 
Atualmente, há duas áreas de aplicação:
► Aviso antes da sobrecarga: O material condutor de electricidade está situado entre as camadas de desgaste. Se a carga se altera, a resistência também se altera. Para determinar os limites da carga, o componente terá de ser calibrado. 
► Alcançar o limite de desgaste: o condutor localiza-se na superfície de deslizamento, o desgaste é medido através da alteração da resistência.  
 
Torne-se um testador beta e experimente os componentes 3D isense gratuitamente:  estamos a oferecer a dez clientes amostras grátis de componentes inteligentes.  

Envie-nos o seu projeto e torne-se um utilizador de teste beta

Mais soluções smart plastics na gama de produtos igus


Porquê optar pela impressão 3D na igus?

O nosso fabrico aditivo é baseado em 5 décadas de experiência no fabrico industrial de componentes resistentes ao desgaste, feitos de polímeros autolubrificantes de alto desempenho, para inúmeros clientes em todo o mundo. Com os compostos especialmente desenvolvidos para a impressão 3D, é agora possível fabricar protótipos, peças especiais e pequenos volumes rapidamente e sem custos de molde.  Os filamentos iglidur e o pó SLS são muitas vezes mais resistentes ao desgaste do que os materiais de impressão 3D normais - estão ao mesmo nível dos casquilhos deslizantes iglidur fabricados com o método de injeção em molde. Isto demonstra a sua adequabilidade para uso industrial como peças de longa duração com desempenho funcional.
 
Para além de diversos materiais utilizáveis com propriedades tribológicas, fornecemos soluções especiais em conformidade com a FDA, protecção ESD e retardador de incêndio, bem como tecnologias avançadas de fabrico, tais como impressão multi-material e impressão 3D com sensores incorporados para manutenção preditiva. Pode adquirir os nossos materiais na loja online para processamento posterior independente ou pode encomendar os componentes que deseja através do nosso serviço de impressão 3D online com apenas alguns cliques do rato, através de um ficheiro STEP. Normalmente a entrega é efetuada entre 1 a 3 dias úteis.  
 
Os polímeros de impressão 3 D iglidur são exaustivamente testados no laboratório de testes igus quanto ao desgaste e atrito, para que seja possível calcular online a duração de vida dos componentes de impressão 3D como rodas dentadas e casquilhos deslizantes. Além de polímeros especiais, fornecemos um serviço de consulta especializada, , material de aprendizagem e formação contínua, bem como amostras gratuitas dos nossos materiais e dos componentes feitos a partir deles.



Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h