Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

drylin® N – Regras de projeto

Compensação de desalinhamentos em mm

casquilho flutuante NW-17 NW-27 NW-40 NW-80
LL Y 0,6 0,45 0,4 0,6
LL Z 0,5 0,8 1 0,8
LL YZ Y: 0,6; Z: 0,5 Y: 0,3; Z: 0,4 Y: 0,4; Z: 2,0 Y: 0,6; Z: 0,8

Diagrama esquemático das opções de casquilho flutuante

LLZ Elemento deslizante flutuante na direção z
LLY Elemento deslizante flutuante na direção y
LLYZ Casquilho flutuante na direção yz

Elemento deslizante com folga para sistema de guiamento

Em aplicações com dois sistemas de guiamento paralelos, um lado tem de ser configurado como casquilho flutuante. Está disponível uma solução adequada com casquilho fixo/flutuante para qualquer local de instalação, seja horizontal, vertical ou lateral. Este método de instalação evita a movimentos irregulares e/ou o bloqueio da guia com desvios de paralelismo entre as guias. O elemento deslizante flutuante pode ser implementado através de uma extensão controlada da folga na direção do erro de paralelismo previsto. Assim, surge um grau de liberdade adicional de um lado.
 
Durante a instalação, tenha em atenção que o elementos deslizantes flutuantes apresenta a mesma folga em ambos os lados. Pode observar a versão do sistema com elemnetos deslizantes fixo/flutuante recomendada por nós nos desenhos apresentados nas secções individuais dos sistemas. As superfícies de montagem das guias e carruagens devem estar devidamente niveladas (por ex., superfície maquinada), para evitar torções no sistema. Pequenas irregularidades nas superfícies de montagem podem, em certa medida, ser compensadas pelo elemento flutuante.
Ajuste automático de erros de paralelismo
1. Elemento deslizante flutuante; 2. Elemento deslizante fixo

Forças excêntricas

Para assegurar uma utilização eficaz das chumaceiras lineares drylin® isentas de manutenção, é necessário seguir certas recomendações: se a distância entre o ponto de aplicação de força de acionamento e os casquilhos fixos for superior ao dobro do espaçamento dos casquilhos (regra 2:1), um coeficiente de atrito estático de 0,25 pode, em teoria, causar um encravamento.
 
Este princípio aplica-se independentemente do valor da carga ou da força de acionamento. O produto do atrito está sempre relacionado com os casquilhos fixos. Quanto maior for a distância entre o acionamento e os casquilhos de guia, maior será o grau de desgaste e a força de acionamento necessária.
 
O não cumprimento da regra 2:1 durante a utilização de casquilhos deslizantes lineares pode causar movimentos irregulares ou até mesmo o bloqueio do sistema. Tais situações podem frequentemente ser resolvidas com modificações relativamente simples.
 
Caso tenha dúvidas quanto ao projeto e/ou à montagem, recorra ao nosso apoio técnico.
Regras de projeto para casquilhos flutuantes A regra 2:1
1. Elemento deslizante flutuante; 2. Elemento deslizante fixo


Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h