Alterar idioma :
Efectuámos vários testes sobre o coeficiente de fricção e a taxa de desgaste dos nossos materiais. Os rolamentos e as folhas de casquilhos lineares feitos com os materiais iglidur® J e J4 foram testados em vários veios de madeira em comparação com veios de metal. Com este estudo, reunimos resultados com madeira, uma matéria-prima renovável.

Lars Fenger drylin® programador de produtos
Qual foi o fator decisivo para o estudo "drylin® R on wooden shafts"?
Devido à menor pressão superficial das nossas rótulas lineares drylin®, elas geralmente também são adequadas para uso em eixos redondos com superfícies mais macias. É exatamente o contrário dos rolamentos de esferas, que requerem uma superfície endurecida. Os eixos e tubos de alumínio já fazem parte da nossa carteira de produtos, assim como os eixos de carbono extremamente leves. E com o nosso estudo, estamos a recolher resultados com madeira, uma matéria-prima renovável.
Que testes foram efectuados?
Foram efectuados testes de resistência à flexão no laboratório da igus® para fazer uma seleção inicial a partir da grande variedade de madeiras disponíveis. E o coeficiente de fricção e os resultados de desgaste foram determinados com tipos de madeira adequados.
Quais foram os resultados?
Em suma... a madeira e a tecnologia linear drylin® funcionam. E até muito bem. Os resultados mostraram que os coeficientes de atrito determinados diferiam apenas ligeiramente dos resultados em aço ou alumínio. E os resultados de desgaste para rolamentos e veios também são muito promissores. Especialmente em combinação com a nossa nova chumaceira de deslizamento linear drylin® R-econ J4, algumas madeiras como a faia cozida a vapor oferecem um bom parceiro de acoplamento com bons resultados.
O que é que é particularmente importante?
Os testes foram realizados num ambiente de laboratório seco; ao contrário do aço inoxidável, por exemplo, a sujidade e a humidade podem alterar significativamente os resultados da medição. Estamos constantemente a expandir a nossa série de testes para madeira, e a disponibilidade local também desempenha um papel fundamental. Na feira, pretendemos reunir as primeiras experiências dos clientes sobre este tema e apoiar projectos de clientes com drylin® e madeira. Já existem as primeiras aplicações de clientes com casquilhos deslizantes em eixos de madeira.

Uma secretária de madeira regulável manualmente em altura e inclinável.
Para o artigo
drylin® R transmitem o movimento da direção das rodas dianteiras para as traseiras.
Para o artigo
Os materiais utilizados aqui do programa drylin® R suportam facilmente as condições elevadas da feira.
Para o artigo
Veja outros exemplos de aplicação.
Ir para os artigos
Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h