A indústria automóvel está cada vez mais focada no tema da electromobilidade. E isto também tem um impacto em toda a cadeia de desenvolvimento e fornecimento. Por exemplo, os motores eléctricos e as baterias, bem como outros componentes electrónicos, têm de ser testados a 100%, com as especificações eléctricas, como a sobretensão, os níveis de corrente e o contacto, a ocuparem um lugar central.
Para integrar estes testes nas linhas de produção, são necessários novos sistemas de teste e ideias para a integração óptima das máquinas no ambiente de produção.
É aqui que a MCW Systemtechnik GbR, fundada em 2017, entra em ação. As principais competências da MCW incluem o planeamento elétrico e o design mecânico de máquinas e sistemas (de teste), bem como a construção de armários de controlo.
A empresa desenvolveu o chamado "Multiplexer", um dispositivo que automatiza a ligação eléctrica de objectos de teste, tais como baterias de tração, a vários dispositivos de medição (Fig. 1). O multiplexador pode ligar motores eléctricos a três aparelhos de medição e efetuar medições de baixo ohm e de resistência, um teste de alta tensão e um teste de curto-circuito, entre outros. Doze testes são concluídos em menos de 60 segundos.
A vantagem é óbvia: o sistema acelera os testes de fim de linha e, ao mesmo tempo, reduz o desgaste do dispendioso equipamento de teste.
No entanto, um desafio particular na conceção foi a elevada velocidade a que cada amostra de teste passa pelo processo. O desempenho e a vida útil dos módulos lineares para contacto e descontacto são cruciais neste caso. O elevado número de movimentos lineares resulta dos curtos ciclos de teste do teste de fim de linha. Num ano, um multiplexador efectua cerca de 500.000 contactos e descontactos. Para além da vida útil, no entanto, a força considerável necessária para acoplar e desacoplar os conectores não deve ser subestimada.
Finalmente, o multiplexador deve ser tão compacto quanto possível na área de aplicação e caber num rack de 19 polegadas. Isso limita, sobretudo, a largura total e a escolha dos componentes móveis.