A auratronic trabalha regularmente connosco no planeamento de novas máquinas. E para a nova máquina CNC AT 520 SBZ, o especialista optou também pelo nosso portefólio de produtos na área dos sistemas de alimentação de energia. A máquina-ferramenta utiliza 24 sistemas de alimentação de energia totalmente montados da nossa empresa. Em
primeiro lugar, as 16 vigas de fixação tiveram de ser alimentadas com energia e sinais num comprimento de 12.500 mm. As calhas articuladas E2 aqui utilizadas são robustas e particularmente compactas, de modo a que o pórtico pudesse ser mantido o mais estreito possível.
Era também necessário encontrar um sistema de alimentação seguro para os cabos de energia, dados, hidráulicos e pneumáticos para todo o pórtico. Uma corrente de 18 metros de comprimento da série E4 guia agora com segurança o pesado peso dos cabos e garante um funcionamento sem falhas, mesmo em funcionamento contínuo. Por fim, foi necessário encontrar uma alimentação de
energia particularmente flexível para a cabeça de fresagem tridimensional. Um tubo eletrónico não só cumpre este requisito, como também guia o cabo de forma particularmente compacta e permite o raio de curvatura apertado exigido na aplicação.
A colocação em funcionamento da máquina AT 520 SBZ foi imediatamente seguida de uma operação experimental. A máquina - que pesa umas impressionantes 29 toneladas devido à elevada precisão necessária para o processamento - foi então desmontada e montada de novo nas instalações do cliente. Na auratronic, este sistema é considerado como um projeto-piloto. Do ponto de vista do utilizador, o sistema de maquinação CNC é um verdadeiro marco e, ao mesmo tempo, um bom exemplo da concretização da Indústria 4.0 numa empresa metalúrgica de média dimensão.