Muitos fabricantes de produtos alimentares confiam nos sistemas de pesagem multi-cabeças altamente automatizados da Atoma GmbH, que comercializa os seus sistemas sob a marca Multipond.
Os sistemas de pesagem funcionam com grande exatidão graças às células de carga de alta precisão com transdutores. As balanças Multipond mais potentes, com 36 cabeças, atingem mais de 500 pesagens por minuto. Normalmente, são integradas diretamente na linha de produção totalmente automatizada. Para além da pesagem, os modelos mais recentes também são capazes de dosear e contar.
Para além de um desempenho e precisão cada vez mais elevados, deve também ser tido em conta um design cada vez mais "higiénico". Os sistemas de pesagem entram em contacto direto com o produto e devem, por isso, ser isentos de lubrificantes. Dependendo da área de aplicação, também é necessário cumprir as propriedades relacionadas com o espetro de temperatura, condutividade eléctrica, higiene e requisitos da FDA.
A tecnologia de rolamentos rotativos e lineares é utilizada em vários pontos e deve cumprir estes e outros requisitos:
Por exemplo, no mecanismo de ejeção dos recipientes após a pesagem. Para tal, é necessário que os rolamentos resistam aos processos de limpeza minuciosos na produção alimentar, sob vapor quente e alta pressão, bem como a meios agressivos.
No entanto, a Multipond também fornece cada vez mais tecnologia de transporte e periféricos para integrar a tecnologia de pesagem em todo o sistema de produção. Para uma balança de 36 cabeças para cereais, por exemplo, foi planeado o sistema de transferência. A parte inferior deste sistema, o chamado painel de descida, sobe e desce num ciclo rápido e com um curso de 40 milímetros acima da máquina de embalagem e garante que cada unidade de embalagem individual é enchida de forma rápida e precisa. Uma vez que a placa de descida está fixada apenas de um lado, forças elevadas, incluindo momentos de inclinação, actuam sobre o casquilho linear necessário para o efeito.