A Chimay recorreu à igus® como parte de um projeto para otimizar os sistemas de enchimento de forma a encontrar uma solução permanente para o problema. Após extensas séries de testes e otimizações, a calota igubal ® H3 provou ser a escolha ideal. As calotas feitas de material iglidur® H3 oferecem inúmeras vantagens que melhoram significativamente o processo de produção da cervejaria. São constituídos por plásticos de alto desempenho tribologicamente otimizados que contêm lubrificantes sólidos incorporados no material. Isto significa que não há necessidade de lubrificação externa que possa ser lavada.
O material das calotas H3 não atinge os seus limites, especialmente a velocidades mais elevadas de até 200 rpm. As chumaceiras igubal® são muito mais fáceis de instalar e substituir do que as chumaceiras de esferas metálicas, o que reduz drasticamente os tempos de manutenção. O plástico não corrói e já não ocorrem danos no eixo relacionados com o desgaste, o que prolonga a vida útil de todo o sistema. Outra vantagem é a elevada resistência das calotas igubal® H3 a produtos químicos. Apesar dos processos de limpeza regulares, eles não mostram sinais de danos.
Graças a esta especificação, o sistema atinge uma velocidade impressionante de 55.000 garrafas por hora. Após uma fase de teste bem-sucedida em três transportadores de produção diferentes, a Chimay já encomendou mais 150 calotas para substituir as restantes calotas. Desde a mudança em setembro de 2022, as calotas têm mostrado muito pouco desgaste.