Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Os vencedores do 7.º concurso vector 2020

Concurso para soluções inovadoras de fornecimento de energia e sistemas de calhas articuladas com cabos...

Os modernos sistemas de calhas articuladas em polímero são o cordão umbilical da automação. Estes garantem o fornecimento seguro de potência, dados, sinais e fluidos, em aplicações em constante movimento. Desde gruas até máquinas-ferramenta, desde robôs industriais até equipamentos de laboratório, podem ser utilizados universalmente. O concurso vector destina-se a aplicações criativas que impliquem a utilização de sistemas de fornecimento de energia. Nomeadamente, sob a forma de calhas articuladas com cabos e mangueiras.

O concurso vector 2020 contou com 266 inscrições de 32 países. Cada proposta foi analisada exaustivamente. Na segunda fase do processo de seleção, os membros do júri receberam as inscrições que cumpriam as condições rigorosas do concurso. Durante a reunião do júri, que este ano foi realizada digitalmente pela primeira vez, devido à situação atual, foram escolhidas as aplicações mais inovadoras num processo de votação online.

Gildemeister Italiana S.p.A.

Gildemeister Italiana S.p.A.

vector de ouro vai para a Gildemeister Italiana S. p.A., de Itália. 8 calhas articuladas, 64 cabos e 73 mangueiras para o fornecimento de fluidos, potência e sinais ao tambor rotativo principal compõem o torno multifusos.

AlpinaTec Technical Products GmbH

AlpinaTec Technical Products GmbH

vector de prata vai para a AlpinaTec Technical Products GmbH, da Áustria. O projeto GESTRA consiste num sistema de radar especialmente desenvolvido para procurar e mapear detritos espaciais.  Um sistema de calhas articuladas rotativo e um sistema de calha dupla de ambos os lados permitem o fornecimento fiável da antena.

Grenzebach Maschinenbau GmbH

Grenzebach Maschinenbau GmbH

vector de bronze vai para a Grenzebach Maschinenbau GmbH, da Alemanha. A construção adjacente e o fornecimento de fluidos na máquina de soldadura por fricção têm de ser tão flexíveis quanto a própria cabeça de soldadura. A solução: a combinação de uma twisterband com uma calha articulada R4.

Prémios especiais para aplicações sustentáveis

Este ano, para além dos prémios acima mencionados, a igus atribui o vector verde para aplicações sustentáveis, pela primeira vez.

Drop Water Co

Dispensador de água potável

vector verde vai para a Drop Water Co, dos EUA. A DropWater é uma nova máquina de venda de bebidas sustentável, que enche recipientes biodegradáveis com bebidas personalizadas com o premir de um botão. Uma readychain confecionada assegura um fornecimento fiável de potência e dados.

Huber SE

Secador de lamas de depuração

vector verde vai para a Huber SE, da Alemanha. Numa estação de tratamento de águas no Egito, a Huber SE recorre à energia solar para secar lamas de depuração. Aqui é tratada água potável para 500.000 pessoas.
Para o fornecimento de potência ao equipamento são utilizadas 128 calhas articuladas com um curso de 100 metros.


Aplicações vector

Na brochura gratuita, encontra todas as empresas que concorreram ao concurso vector 2020.

Descarregue já a brochura (PDF)

A cerimónia de entrega dos prémios do 7.º concurso vector


Júri do concurso vector

Ken Fouhy

Ken Fouhy
Editor-chefe, VDI Nachrichten

Arno Reich

Arno Reich
Vice-presidente Sénior de Indústria, Energia e Logística, Deutsche Messe

Olaf Katzer

Olaf Katzer
Diretor de Formação Profissional da
Volkswagen AG Autostadt e Diretor Executivo da Robotation Academy

Christian Brecher

Prof. Dr.-Ing. Christian Brecher
Chefe de Departamento, (WZL) - Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália em Aachen

Hans-Jürgen Alt

Hans-Jürgen Alt
CEO VDMA NRW

Reinhold Schäfer

Dipl.-Ing. (FH) Reinhold Schäfer
Editor, MM MaschinenMarkt

Michael Blaß

Michael Blaß
Vice-presidente, Sistemas de calhas articuladas, igus® GmbH