Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Cabo Ethernet para velocidades mais elevadas

Transporte fiável de dados com cabos Ethernet

O standard Ethernet é o mais amplamente utilizado para a cablagem de redes locais (LAN). Embora sejam atualmente especificadas taxas de transmissão até 400 Gbps, atualmente é permitida uma velocidade máxima de 40 Gbps. Os cabos Ethernet estão divididos em categorias (Cat), desde a CAT3 à CAT8. Enquanto o CAT3 já não é geralmente utilizado, o CAT5-CAT7 é comum na indústria. Contudo, o standard CAT5e continua a ser o mais amplamente utilizado na automação. O PROFINET e o ETHERCAT, que se baseiam no standard Ethernet, são também derivados deste.

O Ethernet é o standard na automação. Tanto a engenharia mecânica como os sistemas de processamento de imagem utilizam sistemas de bus baseados na Ethernet. A elevada transmissão de dados também permite implementar requisitos na área da Indústria 4.0. Por último, a Ethernet tornou-se muito atrativa para a engenharia mecânica, porque facilita a integração das máquinas nas redes existentes nas empresas.

Áreas de aplicação para cabos Ethernet

Estão disponíveis cabos Ethernet para diferentes aplicações. No geral, os cabos Ethernet são instalados nas máquinas e equipamentos, para que os cabos económicos com um condutor sólido ou um condutor flexível composto por sete fios, possam ser selecionados.

 

Aplicações em calhas articuladas requerem cabos Ethernet com fios finos entrançados. Uma estrutura de cabos adaptada ao movimento em calhas articuladas é também necessária para garantir a transmissão segura de dados ao longo dos anos. É por isso que os cabos chainflex se estabeleceram, especialmente em equipamentos e máquinas como robôs, máquinas de embalagem, máquinas de produção e máquinas-ferramenta.

Cabo Ethernet numa calha articulada

Aplicações de cabos de rede da igus

A gama de cabos chainflex da igus oferece uma diversidade de cabos bus Ethernet. Estão disponíveis 32 tipos de cabos Ethernet diferentes de CAT5, CAT6 e CAT7 em nove gamas diferentes, para diversas áreas de aplicação. Todos os cabos Ethernet chainflex foram desenvolvidos para movimento contínuo em calhas articuladas. Dependendo dos seus requisitos, pode escolher entre diferentes revestimentos exteriores em PVC, PUR e TPE. As várias séries de cabos bus proporcionam diferentes níveis de performance, para que seja possível escolher o cabo certo para cada área de aplicação e maximizar a duração de vida.Todos os cabos bus chainflex têm uma coisa em comum. Todos os cabos chainflex estão sujeitos aos mesmos standards de qualidade, desde os económicos cabos CF888 até cabos para as mais elevadas exigências e os mais pequenos raios de curvatura,  como é o caso da gama CFBUS.LB. Esta é a razão pela qual a igus oferece também uma garantia funcional de 36 meses para todos os cabos chainflex, com uma duração de vida até dez milhões de ciclos.

O cabo Ethernet mais barato que funciona garantidamente
A tabela de seleção para a maior gama de cabos Ethernet flexíveis




Distâncias de transmissão O tema da distância de transmissão máxima dos cabos bus é muitas vezes subestimado. Em geral, é necessário ter em atenção, uma vez que o comprimento máximo do cabo pode ser fortemente ligado ao tipo de cabo. Um cabo para instalação fixa apresenta sempre um amortecimento menor do que os cabos flexíveis, que são desenvolvidos para movimento constante. Consequentemente, a distância de transmissão é menor do que a de um cabo para instalação fixa.
 
Dependendo da gama de cabos, os cabos de rede chainflex são concebidos mecanicamente para cursos até 400m ou mais, mas a taxa de dados do sistema bus diminui à medida que o comprimento do cabo aumenta. A especificação Ethernet descreve um comprimento total de 100 m. No entanto, aqui estão previstos 90 m em instalação e 10 m em cabo de extensão (2x5 m). No total, é possível alcançar até 100 m numa instalação fixa. A nossa experiência com cabos Ethernet altamente flexíveis para calhas articuladas revela que o comprimento do cabo Ethernet pode ser até 50m. No entanto, este comprimento depende da categoria do cabo (CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6A, CAT7), das condições ambientais e dos requisitos de aplicação. Para cursos longos, recomendamos portanto a utilização de cabos de fibra ótica,  que permitem comprimentos de várias centenas de metros (até 2 km).

Monitorização de cabos Ethernet com o i.Sense CF.D

O novo método de medição independente determina as propriedades de transmissão do cabo de dados durante o funcionamento, utilizando uma tecnologia de alta frequência. Isto elimina a necessidade de sacrificar condutores. A última geração pode mesmo gerir a monitorização dos cabos completamente sem contato.



Se as características de transmissão começarem a deteriorar-se, os cabos podem ser substituídos em tempo útil. A monitorização inteligente do estado do cabo no movimento completo, incluindo os conetores, previne também os tempos de paragem do sistema. 

Vendidos ao metro ou confecionados Os cabos de rede chainflex podem ser encomendados ao metro num rolo ou em bobine, a partir de 1 m, sem custos de corte nem sobretaxas de quantidade mínima. Além disso, a igus também fornece estes cabos como readycable confecionados. Cada cabo chainflex Ethernet pode ser encomendado no comprimento desejado, sem quantidade mínima de encomenda, e também como cabo confecionado. A loja online readycable tem uma vasta seleção de cabos e conectores. Um filtro ajuda na seleção do tipo de cabo.
Comprimento de cabo Ethernet

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h