Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Casquilhos resistentes e económicos para o ajuste do formato em máquinas de colocar tabuleiros

A automação Low Cost assegura ajustes de formato precisos nos sistemas de embalagens

No tapete, verifica-se que em cada segundo, no tabuleiro de plástico é colocado uma fibra absorvente que captura os líquidos e assim mantém os alimentos frescos por mais tempo. Mas como é que é colocada a fibra na embalagem para não escorregar? A LAD GmbH de Troisdorf tem a solução para este problema. A empresa desenvolve máquinas para a colocação de fibras absorventes que ficam fixas no seu lugar. Para a adaptação flexível da máquina ao respectivo tamanho de embalagem, os projetistas confiam em produtos de automação económicos, tais como mesas lineares drylin SHT isentas de manutenção e sistemas de controlo dryve D1.

Perfil

  • O que era necessário: casquilhos lineares drylin R, sistemas lineares drylin SHT com casquilhos em iglidur J, Motores de passo drylin NEMA com sistemas de controlo dryve D1
  • Requisitos: Tanto para retirar e cortar a película como para colar, é necessário um ajuste de formato para cada bandeja. Para o conseguir, o fabricante da máquina precisa de soluções de automação seguras, duráveis e económicas.
  • Indústria: Indústria de embalagens
  • Sucesso para o cliente: As soluções drylin permitem um funcionamento isento de lubrificação, extremamente resistente ao desgaste e económico. No nosso sistema linear modular drylin SHT, o cliente pode escolher livremente a partir de uma grande variedade de diferentes fusos, materiais e guias.
Máquina de colocar fibras nos tabuleiros LAD A máquina de colocar fibras encaixa rapidamente as fibras absorventes em tabuleiros de plástico.

Problema

Os tabuleiros de plástico são a solução mais comum nos supermercados para o armazenamento económico de carne, peixe, fruta e vegetais, para que permaneçam frescos. Em aproximadamente 50% dos tabuleiros de plástico, existem as chamadas fibras absorventes que protegem o produto contra a pressão e absorvem e retêm qualquer sumo de fruta que se forme (ver Fig. 1 abaixo).
Em 2005, a LAD GmbH desenvolveu uma máquina para a colocação de fibras que assegura o corte à medida certa e a colocação das fibras na embalagem para que não possam deslizar; esta máquina é agora vendida em todo o mundo. O sistema é rápido e eficiente, pelo que uma máquina pode realizar 100.000 tabuleiros em oito horas.
A máquina para a colocação da fibra é concebida para ser operada por um trabalhador e é construída em forma de U para que as distâncias de trabalho sejam curtas. Mas como é que uma fibra absorvente é colocada num tabuleiro no mais curto espaço de tempo?
Primeiro, o operador deve encher uma prateleira com os tabuleiros. A partir daí, os tabuleiros são transferidos para o sistema automático, onde são desunidos, ou seja, separados, a fibra é cortada à medida, depois inserida e soldada ou colada no local com a ajuda de uma técnica ultra-sónica de dois pontos. Posteriormente, é efetuado um controlo de qualidade com base na tecnologia de câmaras. Se o tabuleiro passar a verificação, é empilhado novamente, ou seja, os tabuleiros são empilhados uns dentro dos outros, em seguida são extraídos. O operador pode agora remover e embalar os tabuleiros empilhados. Em apenas um minuto, podem ser produzidos 200 tabuleiros.
Contudo, como existem muitos tamanhos diferentes de embalagens no mercado, deve ser possível reconfigurar facilmente as máquinas pelo menos uma vez por dia. Tanto para eliminar e cortar a película como para agrupar, é necessário um ajuste de formato para cada bandeja. Para o conseguir, o fabricante da máquina precisa de soluções de automação seguras, duráveis e económicas.

Solução

A LAD GmbH pode selecionar livremente a partir de uma grande variedade de diferentes fusos, materiais e elementos deslizantes da gama modular de mesas lineares drylin SHT. Podem ser configurados individualmente online no configurador drylin SHT. As mesas lineares SHT permitem um movimento totalmente isento de lubrificação e manutenção com um elevado grau de precisão.

Ajuste da prateleira dos tabuleiros
No início do processo, são aplicados os clássicos casquilhos deslizantes. Para adaptar a prateleira aos tabuleiros, foram utilizados casquilhos drylin R em iglidur J. Os casquilhos são o suporte, isento de lubrificação, do veio de aço inoxidável.

Separação das fibras
Um sistema linear drylin SHT em alumínio anodizado rígido com um fuso oposto é utilizado para ajustar o formato do separador(Fig. 2). É fácil de ajustar com um manípulo. As carruagens do sistema linear deslocam-se sobre casquilhos em tribopolímero iglidur J, que são isentos de lubrificação e altamente resistentes ao desgaste.

Ajuste do formato das fibras
Também oferecemos soluções económicas para tarefas mais leves, como ajuste da largura da fibra. É utilizado um casquilho linear resistente e económico: A mesa linear drylin SHT como uma variante de baixo custo feita de plástico (Fig. 3).

Empilhamento e extração dos tabuleiros plásticos
Foi necessária uma solução especial para empilhamento vertical e ejeção automática dos tabuleiros: são utilizadas duas mesas lineares drylin SHT em alumínio ligadas através de uma correia dentada. O botão de ejeção é acionado por motores de passo drylin NEMA (Fig. 4), enquanto o dryve D1 permite um controlo simples e económico (Fig. 5). O sistema de controlo é adequado para todos os motores de passo, DC e EC/BLDC e pode ser operado sem software e sem ligação à Internet através do navegador web a partir de um PC, smartphone ou tablet sem ligação à Internet.

"As soluções da igus fornecem o que prometem, e isso é muito importante para nós, especialmente como fabricantes de máquinas. Desde o casquilho deslizante clássico, passando pelo módulo linear low-cost com manípulo, ao eixo linear acionado eletricamente com controlador dryve, estamos completamente satisfeitos. "

Roman Stieben, Gestor de projeto de desenvolvimento na LAD GmbH
Colocação de tabuleiros LAD Fig. 1: A máquina pode colocar 100000 tabuleiros de plástico com a película em oito horas.
Colocação de tabuleiros LAD Fig. 2: As mesas lineares drylin SHT, que funcionam em direções opostas, são utilizadas para ajustar os formatos das máquinas de colocar as fibras.
Colocação de tabuleiros LAD Fig. 3: Como uma variante de baixo custo feita em plástico, a mesa linear também é adequada para o ajuste da fibra.
Colocação de tabuleiros LAD Fig. 4: Duas mesas lineares drylin SHT, sincronizadas, permitem o encaixe vertical e a ejeção automática dos tabuleiros de plástico. São acionados por dois motores de passo NEMA.
Colocação de tabuleiros LAD Fig. 5: Para o controlo do eixo linear da unidade de separação e ejeção, os engenheiros confiam no sistema de controlo dryve D1 intuitivo e económico.