Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Os cabos chainflex fornecem energia e sinais aos spindles da Kessler

O guiamento dos cabos para os spindles oscilantes assegura uma longa duração de vida e reduz as falhas

A área de negócio de "tecnologia de sistemas" do famoso fabricante de spindles FRANZ KESSLER, desenvolve e produz spindles e mesas giratórias, que permitem um processamento muito preciso de peças metálicas e, cada vez mais, também de peças compósitas. A Kessler utiliza soluções chainflex da igus para o fornecimento de energia e sinais nos seus spindles e mesas oscilantes, para garantir as altíssimas exigências relativas à duração de vida e fiabilidade.

Perfil

  • O que era necessário: um sistema readychain confecionado que consiste em calhas articuladas cabos chainflex (cabos de torção CFROBOT4,  cabos de potência CF31, e cabos de terra monocondutores CFPE)
  • Requisitos: sistema de fornecimento de energia compacto com resistência ao desgaste e a lubrificantes de refrigeração
  • Indústria: Fabrico de máquinas-ferramenta
  • Sucesso para o cliente: a utilização de soluções com calhas articuladas e cabos chainflex da igus, desde 2003, sem notificação de falhas
Outros produtos para máquinas-ferramenta
Cabeça de spindle oscilante Se o alojamento da cabeça do spindle oscilante estiver aberto, é possível ver os cabos chainflex. Da esquerda para a direita: Oliver Seibold, Consultor Comercial da igus, Florian Gehrmann, Gestor de Produto de spindles e Sistemas Oscilantes na Kessler, e Markus Kogelmann, Gestor da igus para a Indústria de Máquinas-ferramenta.

Problema

O fabricante de spindles FRANZ KESSLER em Bad Buchau, desenvolveu a marca da empresa sendo conhecida pelo mais alto desempenho e qualidade. A principal competência na produção de motores eléctricos: o desenvolvimento e produção de acionamentos elétricos (drives) para várias aplicações em máquinas-ferramentas, mas também na tecnologia de conformação.
Para além da tecnologia de spindles e acionamentos, a divisão de tecnologia de sistemas oferece spindles compactos e oscilantes e mesas oscilantes de dois eixos. Eles criam a condição prévia para a maquinagem de peças de tamanho médio e grande em pórticos. A maquinagem em cinco eixos permite processos de rotação e maquinação muito eficientes e precisos numa única bucha. Os CoolMotion® motores de binário nestes sistemas para elevada dinâmica, elevado binário e espaços de instalação compactos. O acionamento directo em todos os eixos permite elevadas acelerações e um elevado grau de precisão, o que não seria possível com acionamentos mecânicos.
O facto da KESSLER ter um grande cuidado na seleção de produtos para o fornecimento de energia e sinais aos eixos e às mesas oscilantes é evidente. As cabeças e os eixos são muito compactos, de modo que não resta muito espaço para os cabos. Isto significa que os cabos, que são contínua e frequentemente deslocados em intervalos curtos, devem ser muito resistentes ao desgaste. A resistência aos lubrificantes refrigerantes é mais um dos requisitos.

Solução

As calhas articuladas da igus estão agora a ser utilizadas para os cabos das mesas oscilantes - por exemplo, nos eixos de grandes pórticos para aplicações na indústria aeroespacial. Hoje em dia, uma entrega da igus contém normalmente os sistemas móveis completos de cabos, designados com o nome de readychain. Foi também o caso do fabricante de spindles FRANZ KESSLER.
As calhas articuladas da igus têm-se mostrado bem sucedidas nas aplicações mesmo em circunstâncias difíceis - por exemplo, em combinação com limalhas ou quando as máquinas processam materiais compostos em vez de metais, o que ocorre cada vez com mais frequência. Nestes casos, as fibras têm um efeito desgastante, que não afeta a duração de vida das calhas e cabos igus. Basicamente, os cabos da igus da gama de produtos chainflex são também instalados em áreas que não estão visíveis, nos alojamentos dos fusos oscilantes e nas mesas oscilantes. Aqui, são utilizados diferentes tipos. No dispositivo de ligação acima da cabeça, que roda ±360°, são utilizados cabos de torção CFROBOT4. Eles transmitem os sinais para os encoders incrementais e absolutos no spindle. Os cabos de potência são da gama de produtos CF310, e os condutores de terra são cabos CFPE. Aqui, os cabos têm frequentemente um raio de curvatura inferior ao indicado. Nestes casos, a igus testou as condições de aplicação e concedeu uma aprovação especial.

"Para nós, o que conta é a segurança contra falhas. Os nossos clientes esperam sistemas de elevado desempenho com uma duração de vida muito longa. De acordo com estes critérios, todos os componentes - especialmente os que são para aplicações em movimento - têm de ser cuidadosamente selecionados."
 
Florian Gehrmann, Gestor de Produto de spindles & Sistemas Oscilantes da KESSLER
Spindle Kessler As dimensões compactas dos spindles oscilantes da Kessler devem-se principalmente aos motores de binário do seu próprio desenvolvimento e fabrico.
Mesa rotativa oscilante As mesas oscilantes da gama da tecnologia de sistemas KESSLER, permitem a maquinagem altamente precisa em cinco eixos de peças de tamanho médio e grande numa única fixação.

Sem problemas desde 2003

A KESSLER utiliza cabos chainflex da igus desde 2003. Durante todo esse tempo, nunca foram relatados quaisquer problemas ou falhas aos engenheiros responsáveis. Isto é ainda mais notável à medida que os cabos nos componentes da tecnologia de sistemas realizam tarefas exigentes com movimentos intensos, curtos e rápidos de rotação e lineares, durante os quais os cabos são expostos a lubrificantes refrigerantes e limalhas. A elevada resistência ao desgaste do revestimento em TPE assegura que os cabos não se desgastam e os condutores especiais entrançados, previnem deformações na estrutura dos condutores, o que levaria ao efeito "saca-rolhas" e à ruturas dos condutores.
 
É por isso que a KESSLER utiliza sempre cabos chainflex - mesmo em aplicações sem movimento. Florian Gehrmann: "Para nós, o que conta é a segurança contra falhas. Os nossos clientes esperam sistemas de elevado desempenho com uma duração de vida muito longa. De acordo com estes critérios, todos os componentes -especialmente os que são para aplicações com movimento -têm de ser cuidadosamente selecionados. " Nestas circunstâncias, os cabos chainflex e também as calhas articuladas da igus provaram ser bem sucedidos para utilização em spindles e mesas rotativas oscilantes da KESSLER durante treze anos.