Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000
PT(PT)

Testados, previsíveis, comprovados – o nosso laboratório de testes

Os materiais são fabricados pela igus de acordo com o lema "Melhorar a Tecnologia, Reduzir os custos". Os nossos produtos são concebidos com grande dedicação, de forma a aumentar a duração de vida das máquinas e aplicações, reduzir custos e manutenção. Para os nossos engenheiros, a qualidade e a segurança das peças, ou seja, a sua resistência e duração de vida, são um critério importante no desenvolvimento. Cada produto da igus é testado minuciosamente antes de ser posto à venda. Como tal, temos gerido o nosso próprio laboratório de testes desde 1985. Não só é o maior laboratório de testes para tribopolímeros da indústria em termos de área, como também realiza o maior número de testes de produtos e procedimentos de teste.

O que é testado?

A nossa área total para testar aplicações e materiais abrange 3.800 m². Cada unidade de negócio tem o seu próprio laboratório de testes e alguns produtos são também testados em conjunto. Por exemplo, em 1.500 m² testamos os cabos chainflex nas calhas articuladas. Para cursos especialmente longos, estão disponíveis 2.000m² de espaço exterior. Os casquilhos deslizantes iglidur, as guias lineares drylin e os nossos componentes de automação low-cost são testados numa área de 300 m². Estes últimos são testados sob condições reais.

Para poder desenvolver mais rapidamente novos produtos, compatíveis com salas limpas, temos o nosso próprio laboratório com um sistema de sala limpa ISO Classe 1 em cooperação com o Fraunhofer IPA. Uma área de testes ao ar livre, um laboratório para testes de ruído e a câmara climática com -40°C completam a nossa zona de testes. De modo a obter o máximo de condições realistas, também testamos aplicações de clientes e realizamos testes industriais.

O que acontece aos dados de teste?

A utilização dos dados dos testes não termina após o desenvolvimento. Temos vindo a desenvolver inovadoras ferramentas online, desde 2001, e sensores baseados em smart plastics desde 2016, que se apoiam na base de dados dos resultados do nosso laboratório de testes. Com estas ferramentas online, a eficiência económica e segurança dos nossos produtos podem ser determinados rápida e facilmente online a qualquer hora. Isto significa um grau elevado de transparência para os nossos clientes, permitindo-lhes encontrar a solução mais económica e funcional para o seu problema. Estão disponíveis mais de 40 ferramentas online gratuitas.

Teste no laboratório de testes e ferramenta online da igus
Testes exteriores de curso longo
Dr.-Ing. Ralf Selzer, Chefe de Investigação e Desenvolvimento de casquilhos deslizantes na igus

Quantos testes são realizados no laboratório de testes?

Anualmente, um grande número de testes e análises de materiais é realizado nas diversas instalações de teste:

  • Com um total de mais de 15.000 testes, cerca de 4.000 para calhas articuladas e cabos chainflex e cerca de 11.000 para a tecnologia dry-tech (rotação, oscilação, linearidade, acabamento, aquecimento, submersão em água, etc.)
  • 450 bancos de ensaio para casquilhos
  • 10 mil milhões de ciclos em calhas articuladas
  • 3.500 cabos testados
  • 400 análises específicas para clientes

O que são os tribopolímeros?

A tribologia é a ciência associada ao atrito e ao desgaste. Os polímeros tribologicamente otimizados são plásticos que apresentam um comportamento de atrito mínimo e taxas de desgaste reduzidas. "Polímeros de base, lubrificantes sólidos e materiais de reforço são combinados nos nossos produtos dry-tech de tal modo que os casquilhos, ao contrário dos metálicos, não requerem lubrificação adicional, todas as características desejadas são alcançadas e ocorre apenas uma quantidade mínima de atrito, geração de calor e desgaste." – Dr.-Ing. Ralf Selzer, Chefe de Investigação e Desenvolvimento de casquilhos deslizantes


A tribologia é o centro dos nossos motion plastics


A utilização de materiais resistentes ao desgaste e componentes isentos de manutenção, poupa dinheiro por reduzir não só, o risco de falhas nos equipamentos derivadas ao desgaste como também frequentes trabalhos de manutenção. A igus adquiriu um conhecimento considerável em tribologia e uma grande quantidade de dados do laboratório de testes, boas condições para todos os engenheiros. O motivo: as máquinas hoje em dia são geralmente utilizadas em operações de 3 turnos. À luz dos crescentes desafios, procurar  componentes tribologicamente otimizados é tempo bem gasto para todos os engenheiros. 


As diferentes áreas do laboratório de testes da igus

Casquilhos deslizantes iglidur

Banco de ensaio para casquilhos deslizantes

... de acordo com a área de aplicação


The terms "igus", "Apiro", "CFRIP", "chainflex", "conprotect", "CTD", "drygear", "drylin", "dryspin", "dry-tech", "easy chain", "e-chain", "e-chain systems", "e-loop", "e-ketten", "e-kettensysteme", "e-spool", "e-skin", "flizz", "ibow", "igear", "iglidur", "igubal", "kineKIT", "manus", "motion plastics", "pikchain", "plastics for longer life", "print2mold", "readycable", "readychain", "ReBeL", "robolink", "speedigus", "tribofilament", "triflex", "xirodur" and "xiros" are legally protected trademarks of the igus® GmbH/Cologne in the Federal Republic of Germany, and, where applicable, in some foreign countries. igus® GmbH points out that it does not sell any products of the companies Allen Bradley, B&R, Baumüller, Beckhoff, Lahr, Control Techniques, Danaher Motion, ELAU, FAGOR, FANUC, Festo, Heidenhain, Jetter, Lenze, LinMot, LTi DRiVES, Mitsubishi, NUM, Parker, Bosh Rexroth, SEW, Siemens, Stöber and all other drive manufacturers mentioned on this website. The products offered by igus® are those of igus® GmbH.