Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Testados, previsíveis, comprovados – o nosso laboratório de testes

"plastics for longer life®" – os produtos da igus® são produzidos de acordo com este princípio. Os nossos produtos são concebidos com grande dedicação, de forma a aumentar a duração de vida das máquinas e aplicações, reduzir custos e manutenção. Para os nossos engenheiros, a qualidade e a segurança das peças, ou  seja, a sua resiliência e duração de vida, são critérios importantes para o desenvolvimento. Para tal, temos o maior laboratório de testes da indústria, em termos de área, e realizamos o maior número de testes de produtos e procedimentos de ensaio.

O que é testado?

A nossa área total para testar aplicações e materiais abrange 3800 m². Cada setor de negócio tem o seu próprio laboratório de testes e algumas áreas de produtos são também testadas em conjunto. Em 1500 m² testamos os cabos chainflex nas nossas calhas articuladas. Para cursos extra longos, está disponível um espaço ao ar livre com 2000 m². Os casquilhos deslizantes iglidur, as guias lineares drylin e os nossos componentes de automação low-cost são testados em 300 m². Estes últimos parcialmente sob condições reais, no controlo de qualidade.
 
Trabalhamos há vários anos em conjunto com o Instituto Fraunhofer IPA, de modo a, garantir que os requisitos das nossas aplicações em salas limpas são verificados sob as condições certas. Um laboratório para ensaios de ruído e a câmara frigorífica a -40°C, completam a nossa área de testes. De modo a obter o máximo de condições realistas, também testamos aplicações de clientes e realizamos testes industriais.

O que acontece aos dados de teste?

A utilização dos dados obtidos no laboratório de testes não se fica pelo desenvolvimento. É óbvio que são essenciais para desenvolvimentos novos e contínuos dos nossos materiais e produtos. No entanto, os nossos clientes usufruem também da vantagem de poderem ter acesso à nossa experiência, aos resultados dos testes e aos materiais que derivam destes, de uma forma processada: através da Internet, a igus® tem numerosas ferramentas gratuitas que os ajudam a escolher e comprar os produtos certos:

Teste no laboratório de testes e ferramenta online da igus
Testes exteriores de curso longo
Dr.-Ing. Ralf Selzer, Chefe de Investigação e Desenvolvimento de casquilhos deslizantes na igus

Quantos testes são realizados no laboratório de testes?

Anualmente, um grande número de testes e análises de materiais é realizado nas diversas instalações de teste:

  • Com um total de mais de 15.000 testes, cerca de 4.000 para calhas articuladas e cabos chainflex e cerca de 11.000 para a tecnologia dry-tech (rotação, oscilação, linearidade, acabamento, aquecimento, submersão em água, etc.)
  • 450 bancos de ensaio para casquilhos
  • 10 mil milhões de ciclos em calhas articuladas
  • 3.500 cabos testados
  • 400 análises específicas para clientes

O que são os tribopolímeros?

A tribologia é a ciência associada ao atrito e ao desgaste. Os polímeros tribologicamente otimizados são plásticos que apresentam um comportamento de atrito mínimo e taxas de desgaste reduzidas. "Polímeros de base, lubrificantes sólidos e materiais de reforço são combinados nos nossos produtos dry-tech de tal modo que os casquilhos, ao contrário dos metálicos, não requerem lubrificação adicional, todas as características desejadas são alcançadas e ocorre apenas uma quantidade mínima de atrito, geração de calor e desgaste." – Dr.-Ing. Ralf Selzer, Chefe de Investigação e Desenvolvimento de casquilhos deslizantes

As diferentes áreas do laboratório de testes da igus

Casquilhos deslizantes iglidur

Banco de ensaio para casquilhos deslizantes