Alterar idioma :

Os robôs industriais são máquinas automatizadas para a indústria transformadora que executam processos repetitivos de forma eficiente e precisa. Executam uma grande variedade de tarefas, desde a soldadura ou montagem até à dosagem e paletização. O primeiro robô industrial foi introduzido na década de 1960. Desde então, as grandes empresas e corporações, em particular, têm sido capazes de capitalizar os benefícios da robótica industrial. No entanto, devido aos elevados custos de investimento, apenas algumas pequenas e médias empresas (PME) puderam beneficiar do progresso tecnológico. Atualmente, as abordagens inovadoras, como a automatização de baixo custo, também dão às PME a oportunidade de utilizar robôs industriais, baseando-se em designs de construção inteligentes e materiais inteligentes, como os plásticos de movimento.

© VDMA, Robotics + Automation, junho de 2024, Robôs industriais na Alemanha 2024, Dados de mercado e utilização de robôs em 2023, diagrama gráfico 12, página 19
Os cinco principais mercados de vendas de robótica no mundo são a China, o Japão, os EUA, a Coreia do Sul e a Alemanha (fonte: https://ifr.org/wr-industrial-robots/) . O exemplo do mercado alemão mostra claramente que os robôs industriais são utilizados numa vasta gama de indústrias e cobrem todo o espetro da produção.

© VDMA, Robotics + Automation, junho de 2024, Robôs industriais na Alemanha 2024, Dados de mercado e utilização de robôs em 2023, diagrama gráfico 5, página 13
Um inquérito realizado pela VDMA em 2024 também mostra que os robôs são utilizados, em particular, para manuseamento, soldadura e montagem/desmontagem.
Outras aplicações populares para robôs industriais incluem o controlo de qualidade automatizado e a pintura de superfícies.
Obtenha mais informações e inspiração sobre as diferentes áreas de aplicação dos robôs industriais com a ajuda de muitos exemplos de aplicações.

Tipos de robôs pela ordem em que estão listados
Existem vários tipos de robots industriais que foram desenvolvidos para diferentes aplicações. Os tipos mais conhecidos incluem:
A utilização de robots industriais vale a pena porque:
Os elevados custos de investimento são frequentemente citados como uma desvantagem da robótica industrial. Com a abordagem Low Cost Automation, a igus gostaria de o convencer do contrário. Graças a designs inteligentes, à utilização de plásticos de movimento e à otimização de processos, é possível obter tempos de amortização comprovadamente curtos. Leia como a robótica Low Cost Automation também é viável para pequenas e médias empresas.
Se está a planear comprar um robô industrial, deve considerar factores como os requisitos específicos da sua produção, a integração em sistemas existentes e a relação custo-eficácia do investimento. Um projeto de automatização vale a pena se
1. ... Pretender manusear peças ou produtos na ordem das 100.000 peças.
2. ... O fabrico do seu produto implica processos de trabalho pouco ergonómicos, insalubres ou monótonos.
3. ... Tem problemas de qualidade na sua produção ou estes ocorrem repetidamente.
A relação custo-eficácia dos robôs industriais depende dos seguintes custos:
Para a maioria dos utilizadores, os custos de aquisição de robôs leves são decisivos para a escolha do robô, especialmente na fase inicial, enquanto os custos de funcionamento desempenham um papel mais importante para os robôs industriais maiores. Para além dos custos de aquisição dos robôs individuais, existem custos adicionais para dispositivos periféricos, tais como pinças, câmaras, software, sensores, células ou sistemas de alimentação.
Na indústria, as medidas que tornam a utilização de robôs segura para os seres humanos já provaram o seu valor. Estas incluem zonas ou células de segurança para evitar o contacto direto com os seres humanos durante um processo perigoso. Os cobots - robôs concebidos para trabalhar diretamente com humanos - podem trabalhar sem uma barreira física, dependendo da aplicação e da avaliação de riscos. A formação contínua dos trabalhadores em matéria de protocolos de segurança é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro.
As perspectivas e os desenvolvimentos futuros no domínio da robótica industrial são promissores e dinâmicos. Graças a tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a aprendizagem automática, os robôs industriais estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e eficientes. A colaboração homem-robô já evoluiu significativamente através da utilização de cobots e tem potencial para revolucionar a forma como produzimos bens.
A abordagem da automatização de baixo custo está também a democratizar o mercado da automatização, tornando a robótica acessível às pequenas e médias empresas. Pode encontrar uma visão geral transparente dos preços na nossa loja online de robótica.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h