O selecionador automático de chocolates "Chocomatic" da Roose Automation é composto por um robot de braço articulado robolink®, que se move num 7º eixo. Graças ao espaço de trabalho flexível e ao sistema de câmara integrado, o robô pode recolher independentemente chocolates pré-selecionados e colocá-los cuidadosamente numa caixa. Tudo o que o cliente tem de fazer é selecionar os chocolates desejados utilizando um dispositivo móvel. Se um determinado tipo de praliné já não estiver disponível, o cliente já não o pode selecionar e os funcionários são alertados para o reabastecimento desse tipo de praliné.
O problema:
As pequenas e médias empresas, em particular, não têm muitas vezes o capital disponível para comprar as dispendiosas licenças de robots necessárias para trabalhar com os fornecedores das principais marcas de robótica. De um modo geral, as soluções completas de automatização por robôs são frequentemente muito dispendiosas e não compensam anualmente para as PME. Além disso, muitos sistemas de robôs são concebidos para aplicações industriais e são demasiado abrangentes ou complexos para aplicações mais pequenas.
A solução:
Para o sistema automatizado de recolha de chocolates, um braço robotizado robolink® desloca-se num eixo ZLW da drylin®, que amplia a área de trabalho do robô através do chamado 7º eixo. O cliente seleciona os chocolates desejados num dispositivo móvel para que o robô os recolha e coloque numa caixa. Com a ajuda de um sistema de câmaras integrado, o robô examina os chocolates e obtém informações sobre a posição e a altura dos chocolates. Os funcionários da loja não necessitam de qualquer formação ou conhecimento de programação, uma vez que o sistema de controlo integrado do robô é de utilização intuitiva. O apanhador de pralinés de baixo custo da igus® é utilizado principalmente como uma atração turística para lojas de pralinés e museus. É também mais higiénico, uma vez que os chocolates não entram em contacto com as pessoas e são colocados diretamente na caixa.