Para que os utilizadores possam tirar o máximo partido do software inteligente, é essencial contar com um hardware potente, capaz de garantir que o Kuka KR 6 R700-2 execute tarefas dinâmicas de forma fiável e em funcionamento contínuo. Um dos aspetos mais críticos neste processo é a gestão segura dos cabos, especialmente quando há múltiplos dispositivos de acionamento envolvidos. Nesses casos, os cabos devem estar altamente protegidos contra desgaste e danos mecânicos.
A escolha da solução certa foi clara desde o início: “Quando procurávamos a melhor opção para a passagem de cabos na nossa aplicação, rapidamente chegámos ao triflex® R TRE.40.058.0.B em conjunto com a Cobot Schellen. Já conhecíamos a igus como fornecedor de calhas articuladas e não encontrámos nenhuma alternativa que cumprisse os elevados requisitos do nosso projeto,” explica Stefan Fuß, Chefe de Equipa de Engenharia de Automação na ArtiMinds.
A calha triflex® R, com a sua estrutura redonda e capacidade de movimento tridimensional, é ideal para aplicações robóticas exigentes. Ao combinar a flexibilidade de uma mangueira com a estabilidade de uma calha articulada, esta solução garante uma passagem segura dos cabos, minimizando o risco de danos.
"Com movimentos complexos e carga constante devido à tensão e torção, os cabos podem partir-se facilmente. O sensor de força e binário que utilizamos opera sob elevadas exigências mecânicas. Uma passagem de cabos flexível é essencial, mas ainda mais importante é garantir um bom alívio de tensão. O TRE.40.058.0.B em combinação com o Cobot Schellen da igus foi, portanto, a solução ideal," acrescenta Stefan Fuß