Nas máquinas de embalagem e enchimento, bem como na tecnologia de transporte, são necessários ejectores de produtos que possam separar e ejetar, de forma fiável, produtos defeituosos individualmente do fluxo de produtos a taxas de produção muito elevadas. No passado, eram utilizados cilindros pneumáticos para este fim, mas estes não funcionam de forma fiável nas máquinas modernas de alta velocidade.
Por isso, a Jung Antriebstechnik und Automation GmbH fornece módulos de motores lineares, como o UltraDynamikTM, que estão equipados com sistemas de guiamento em aço normalizadas e carros de guia nos quais circulam correntes de esferas. Estes sistemas atingem velocidades máximas de até 5m/s e acelerações de até 150m/s2 com taxas de ciclo de aproximadamente 500 - 1.000 ciclos por minuto. São utilizados pelos clientes em funcionamento contínuo.
As forças de pico desta tecnologia de motores lineares têm sido continuamente aumentadas através de materiais magnéticos melhorados com o mesmo tamanho de motor. No entanto, as massas móveis do motor permaneceram praticamente as mesmas. Isto resulta numa capacidade de aceleração drasticamente aumentada para estes novos motores lineares.
Tecnicamente, esta elevada dinâmica do motor não pode ser utilizada com os guiamentos convencionais, que são fabricados com tecnologia de rolamentos de rolos e materiais de aço. As razões para isso são as massas móveis não motorizadas relativamente grandes dos elementos estruturais de aço e, acima de tudo, as acelerações elevadas que tornam impossível que os elementos de suporte "rolem" como pretendido.
A empresa de automação estava, portanto, à procura de componentes com uma redução drástica das massas estruturais móveis não motorizadas e de uma tecnologia de rolamentos e guias que permitisse acelerações de até aproximadamente 250m/s2 (25g).