O objetivo da impressora MTplus 300D era construir uma impressora fácil de produzir e robusta que pudesse ser utilizada para produzir protótipos de plástico de forma rápida e económica. O processo de impressão 3D significa que não são necessários moldes dispendiosos ou stock de barras especiais. A impressora é, portanto, um complemento ideal para o processo de desenvolvimento num gabinete de design, mas também para a educação de alunos e estudantes.
Esta tecnologia permite criar peças de amostra ou protótipos num espaço de tempo muito curto, de modo a que o criador possa segurar e inspecionar o seu desenho na sua mão após apenas algumas horas.
Para o mecanismo 3D da impressora cartesiana, são utilizadas guias lineares em todos os eixos. Estas devem ser alinhadas e montadas com muita precisão. Normalmente, isto requer dispositivos complexos de medição e ajuste. No entanto, como a impressora 3D é enviada para o cliente final como um kit em peças individuais, uma tecnologia tão complexa não era razoável. Foi necessário encontrar uma solução modular que fosse tão fácil de instalar quanto possível. Além disso, os lubrificantes podem ter um impacto negativo no resultado da impressão, pelo que o objetivo era o funcionamento sem lubrificantes. A ausência de medidas de manutenção devido à lubrificação externa também favorece o funcionamento numa secretária ou num gabinete de design, uma vez que não há risco de contaminação por lubrificantes.