Alterar idioma :
A "ConTrail MGN" é um dos modelos de topo da gama de bicicletas de montanha com suspensão total da Bergamont. As rótulas leves de polímero iglidur® da igus® são utilizadas nos dropouts da suspensão traseira para aplicações pesadas. A definição dos pontos de articulação desempenha um papel muito importante no design de uma suspensão traseira. Thomas Marquardt: "Temos uma ideia exacta de como uma bicicleta deve andar e realizamos testes exaustivos durante o desenvolvimento." Isto aplica-se não só ao posicionamento dos pontos de articulação e, portanto, à cinemática, mas também à escolha dos rolamentos. Originalmente, a Bergamont utilizava rolamentos de esferas em todos os pontos de apoio da sua "Fullys". A "Contrail MGN" é a primeira bicicleta a desviar-se deste princípio. "Nos dois pontos de articulação dianteiros," diz Marquardt, "ou seja, na ligação entre o braço oscilante e o quadro, utilizamos rolamentos rígidos de esferas, porque os rolamentos executam um movimento de rotação relativamente grande aqui. Na junta traseira, no eixo traseiro, por outro lado, adoptámos desta vez uma nova abordagem e estamos a utilizar um casquilho deslizante."

Para o projetista, há boas razões para isso, sendo a mais importante a rigidez lateral. Um casquilho deslizante oferece uma superfície de contacto muito maior do que um rolamento de rolos. "Mesmo sob cargas muito pesadas e grandes forças laterais, nada oscila," explica Marquardt.
Os casquilhos deslizantes iglidur® também lidam muito bem com a elevada carga de compressão que ocorre neste ponto de apoio. "A pressão também é distribuída muito bem sobre a superfície maior." A Bergamont foi apoiada pela igus® durante os testes com o mancal de deslizamento na junta da suspensão traseira. Isso também envolveu a seleção do material ideal para o mancal liso. René Achnitz, Diretor de Produto Global da iglidur®: "Nos primeiros testes, utilizámos o material completo iglidur® G, mas depois apercebemo-nos que o iglidur® J era mais adequado."

Era óbvio que os testes começaram inicialmente com iglidur® G. Este material universal para rolamentos particularmente económicos oferece a mais ampla gama de aplicações. No entanto, o iglidur® J oferece uma maior estabilidade dimensional em condições de humidade, e este parâmetro também teve de ser tido em conta no design da bicicleta.
Naturalmente, as bicicletas passam muitas vezes por cursos de água e poças, e são frequentemente limpas após a utilização com uma mangueira de jardim ou mesmo com uma máquina de limpeza a alta pressão. Thomas Marquardt: "Mesmo estas tensões não afectam as chumaceiras de polímero."
Os casquilhos de polímero autolubrificantes iglidur® prometem uma vida útil longa e previsível. No entanto, o departamento de vendas teve primeiro de convencer os revendedores especializados. Thomas Marquardt: "Já tínhamos utilizado casquilhos deslizantes há alguns anos, mas eram feitos de outros materiais e eram demasiado pequenos. Foi por isso que houve necessidade de informação e formação." No entanto, os revendedores estão completamente satisfeitos com a solução atual, uma vez que o feedback dos proprietários de bicicletas tem sido consistentemente positivo. A resistência à torção da bicicleta é muito boa e a suspensão responde muito rapidamente, relata Marquardt.
A conceção muito cuidadosa do ponto de apoio contribui certamente para este facto. Na produção da bicicleta, os rolamentos são pressionados no braço oscilante com uma ligeira pressão. Além disso, é inserida uma manga de metal na chumaceira, que forma o batente final para apertar os parafusos. Isto assegura que as chumaceiras permaneçam rotativas mesmo após os trabalhos de montagem pelo proprietário da bicicleta.

Os nossos casquilhos deslizantes
Tudo o que é importante sobre os nossos rolamentos iglidur® num relance: Peças padrão e especiais, inovações de produtos, testes de laboratório e muito mais

iglidur® no BTT
Triângulo traseiro, forquilha, espigão do selim e outros - áreas de aplicação para as chumaceiras iglidur® em bicicletas de montanha

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h