A peça central desta solução são os eixos de correia dentada da série drylin® ZLW, que são montados ao longo dos suportes longitudinais da moldura da janela preta à direita e à esquerda. Com uma altura livre de apenas 31 milímetros, estes eixos de correia dentada são a escolha perfeita para tarefas ligeiras de ajuste e posicionamento, especialmente quando o espaço é limitado.
As janelas são acionadas por um motor DC da igus®. Com uma dimensão de flange de 42 milímetros, isto também poupa muito espaço, uma vez que não requer uma flange de motor, acoplamento ou eletrónica de potência externa complexa. Também é resistente numa ampla gama de temperaturas entre -10 °C e +60 °C. Quando o passageiro do iate carrega num interrutor, o motor arranca. As correias dentadas movem-se agora de ambos os lados do caixilho da janela, ligadas entre si por um eixo sincronizado. E assim, os carros são montados nas guias de perfil, às quais o vidro da janela é, por sua vez, fixado.
Os carros deslizam sobre a calha de alumínio através de casquilhos de plástico de alto desempenho, utilizando os rolamentos de caixa da sérieWJ200UM. Graças aos lubrificantes sólidos microscopicamente pequenos, é possível um funcionamento higiénico, de baixo atrito e silencioso a seco, sem lubrificantes externos. Isto minimiza a necessidade de manutenção.
A Glaskeil também utiliza o dryve D5, um sistema de controlo de motores da igus® que permite uma rápida colocação em funcionamento. Os projectistas só precisam de ligar a fonte de tensão, os sinais de controlo e o motor ao estágio de saída. Um sinal, acionado por um botão ligado, arranca e pára o motor. Um segundo sinal é utilizado para alterar a direção de rotação. A velocidade da fase de saída pode ser definida através de oito micro-interruptores na caixa. As definições também podem ser efectuadas através de smartphone, tablet ou computador portátil. A Glaskeil pode então definir o modo de deslocação, as posições, as acelerações, a velocidade e os tempos de pausa do eixo linear em apenas alguns minutos através de uma interface de browser intuitiva. A corrente nominal elevada de 10 A e a corrente de pico de 30 A também produzem movimentos potentes e dinâmicos a pedido.
Outra vantagem: graças a uma combinação sofisticada de materiais e microchips, os amplificadores de potência funcionam de forma particularmente silenciosa e com pouca vibração a todas as velocidades. "Não temos de nos preocupar com ruídos incómodos, que podem ocorrer com muitos amplificadores de potência inferiores," sublinha Mirco Eisenhauer. "Este é um ponto importante para os nossos clientes do segmento premium."