A minha pessoa de contacto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-231 Porto

Fon +351 226 109000

Fax +351 228 328321

iglidur® substitui o metal: 40% mais económico, 80% mais leve, 100% isento de lubrificação

Substitua os casquilhos metálicos por casquilhos em polímero iglidur® – reduza os custos e melhore a sua tecnologia

Durante mais de 35 anos, os casquilhos em plásticos da igus® têm sido uma alternativa técnica e economicamente vantajosa relativamente aos casquilhos deslizantes metálicos. Sendo aperfeiçoados com adições precisas de fibras e lubrificantes sólidos, são adequados para todo o tipo de aplicações e requisitos, reduzem o trabalho de manutenção e permitem melhoramentos técnicos.
 
Os motivos são óbvios – os casquilhos de plásticos de alto desempenho são:

isentos de lubrificação e manutenção

previsíveis em relação à duração

económicos

O plástico substitui o metal: poupe 40% nos custos – 20 clientes mostram-lhe como.

 
Mais vantagens:

100% resistentes à corrosão

Elevada duração de vida e baixos coeficientes de atrito independentemente do tipo de movimento

Elevada resistência química

Resistência a temperaturas altas

Conformidade com a diretiva RoHS

Elevada resistência à sujidade

Elevado amortecimento de vibrações

Leves

Ótima relação preço/desempenho

A duração de vida pode ser calculada online

Encomende online a partir do stock

Metal VS Casquilhos deslizantes em plástico iglidur® – a comparação direta

Substituição de casquilhos revestidos a PTFE e DP4  
Comparação:
Casquilhos metálicos VS casquilhos deslizantes em polímero iglidur®

Substituição de casquilhos metálicos revestidos  
Casquilhos metálicos revestidos

Um clássico casquilho metálico revestido consiste essencialmente num casquilho metálico revestido no interior por uma fina camada de politetrafluoroetileno (PTFE). Estes tipos de casquilhos têm, geralmente, uma película de desgaste com uma espessura de aprox. 0,05 mm ou 0,002 polegadas. Durante o funcionamento, a camada de PTFE desgasta-se. Em casos extremos, é totalmente desgastada até haver contacto de metal com metal, resultando em danos nos veios ou na "gripagem" do casquilho.

Substituição de casquilhos metálicos  
Casquilhos deslizantes em polímero iglidur®

Os casquilhos de plástico iglidur® são compostos por compósitos poliméricos modernos, que consistem em polímero base, elementos de reforço e lubrificantes sólidos. Estes ajudam a reduzir o coeficiente de atrito dos casquilhos deslizantes iglidur®. Uma transferência para o veio não é absolutamente necessária, mas melhora a funcionalidade. Graças a esta estrutura homogénea, em teoria, toda a espessura do casquilho está disponível como área de desgaste.

iglidur® substitui casquilhos sinterizados  
Comparação:
Casquilhos sinterizados VS casquilhos deslizantes em polímero iglidur®

Casquilhos sinterizados  
Casquilhos sinterizados

O óleo é absorvido pelo corpo do casquilho sinterizado poroso e proporciona lubrificação, especialmente a velocidades de rotação mais altas. A camada de óleo necessária para garantir o funcionamento eficaz dos casquilhos sinterizados não funciona no caso de movimentos lentos, lineares ou oscilantes. Além disso, a quantidade de óleo disponível para a duração da operação diminui com o uso.

Casquilhos deslizantes em polímero iglidur®  
Casquilhos deslizantes em polímero iglidur®

A estrutura homogénea e consistente com materiais de reforço e lubrificantes sólidos, mas sem saturação de óleo, assegura que os lubrificantes incorporados no material estão sempre disponíveis, independentemente do tipo de movimento. Coeficientes de atrito e desgaste muito baixos durante todo o ciclo de vida do produto.

Rolamentos de agulhas  
Comparação:
Rolamentos de agulhas VS casquilhos deslizantes em polímero iglidur®

Rolamentos de agulhas  
Rolamentos de agulhas

Devido à linha de contacto entre os rolos de agulhas e as pistas, comparando com os pontos de contacto dos rolamentos de esferas, os rolamentos de agulhas apresentam, de facto, uma melhor distribuição da carga no ponto de contacto durante o rolamento; no entanto, a linha de contacto requer uma elevada pressão hertziana. Portanto, tal como todos os rolamentos, estes são sensíveis a vibrações e choques. Além disso, pode ocorrer o desgaste dos veios, razão pela qual é normalmente necessário utilizar veios temperados. Os rolamentos de agulhas apenas conseguem absorver forças radiais.

Casquilhos deslizantes em polímero iglidur®  
Casquilhos deslizantes em polímero iglidur®

Graças à sua maior superfície contacto com o veio e às propriedades elásticas do plástico, os casquilhos deslizantes iglidur® são também adequados para choques violentos e cargas elevadas nas extremidades. Fibras de reforço proporcionam uma melhoria das propriedades mecânicas dos casquilhos. Os veios "macios" podem ser utilizados em combinação com casquilhos deslizantes iglidur® em muitas aplicações. Mesmo com cargas nas extremidades, o risco de desgaste do veio é significativamente menor do que com rolamentos de agulhas.

Aplicações de clientes | Casquilhos deslizantes em polímero iglidur® substituem casquilhos metálicos

Alta temperatura

A resistência a temperaturas altas dos casquilhos deslizantes em polímero de alto desempenho é geralmente subestimada. Os casquilhos plásticos da igus® comprovam a sua aplicabilidade a até 250 °C.


Mais aplicações a alta temperatura

Cargas pesadas

Os materiais dos casquilhos deslizantes iglidur® para cargas elevadas combinam uma elevada resistência ao desgaste com a capacidade de suportar fortes cargas (estáticas), choques e cargas nas extremidades. Estes dão provas do seu valor em diferentes aplicações com cargas pesadas há muitos anos.


Mais aplicações com cargas pesadas

Sujidade

Os casquilhos deslizantes em plástico iglidur® caracterizam-se pela sua robustez e elevada duração de vida, especialmente em aplicações com sujidade. Um fator relevante: como não é necessária lubrificação, a sujidade e os lubrificantes não podem aderir na área dos casquilhos.


Mais aplicações com sujidade

Resistência química

Condições ambientais extremas, como a combinação de substâncias químicas com altas temperaturas, requerem propriedades especiais dos casquilhos deslizantes utilizados. Todos os casquilhos deslizantes iglidur® podem ser utilizados em ácidos e álcalis diluídos. As diferenças surgem especialmente com concentrações ou temperaturas mais elevadas. Para tal, estão disponíveis materiais iglidur® especiais.


Mais aplicações com resistência química

Utilizações subaquáticas

A igus® também desenvolveu materiais de casquilhos deslizantes para a utilização contínua na água e noutros líquidos. Para além da resistência à corrosão, são também necessárias uma absorção de humidade minimizada e uma elevada resistência ao desgaste em líquidos.


Mais aplicações subaquáticas

Substitua já os seus casquilhos!

Loja de casquilhos deslizantes  
Substituir a partir do stock

Pode encontrar rapidamente o produto certo, selecionando os parâmetros de aplicação, e depois calcular a duração de vida exata.

Caixa de amostras de casquilhos deslizantes  
Caixa de amostras de casquilhos deslizantes

Ainda tem dúvidas? Solicite já uma amostra individual ou a nossa caixa de amostras gratuita e descubra soluções para as suas aplicações.

Aconselhamento personalizado  
Aconselhamento personalizado

Gostaria de obter uma alternativa à sua solução atual ou realizar um teste prático para se convencer das possibilidades dos casquilhos iglidur®?

Laboratório de testes para casquilhos deslizantes  
Testados!

Mais de 140 biliões de movimentos de teste por ano numa área de 2750 m2 – a empresa igus® testa, analisa e desenvolve os seus produtos sob condições reais no maior laboratório da indústria.

Aconselhamento

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões pessoalmente
René Achnitz  

João Poças
+351 226 109 000

Aconselhamento

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões pessoalmente

Stefan Loockmann-Rittich

Escrever e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 7 h às 20 h.
Aos sábados, das 8 h às 12 h.

Online:

24h