Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

drylin® R – Dicas de projeto

Casquilho flutuante para guia de veio

Os chumaceiras lineares drylin® da série 03 oferecem grandes vantagens em aplicações com veios paralelos. Com a sua geometria especial, são capazes de compensar erros de alinhamento e paralelismo e devem ser utilizados no veio mais distante do acionamento.
 
O desenho define uma área esférica no revestimento exterior dos casquilhos de alumínio para o auto-alinhamento. São evitadas reduções na capacidade de carga, uma vez que o veio assenta sempre na superfície total projetada. Graças à distribuição homogénea da carga por todo o casquilho, não ocorrem cargas nas extremidades nas chumaceiras lineares drylin® auto-alinhadas. Para compensar erros de paralelismo entre dois veios, o diâmetro exterior é 0,2 a 0,3 mm (consoante o tamanho) inferior ao diâmetro do furo de alojamento. Estes casquilhos apresentam um assento elástico graças à utilização de O-rings. O excedente determina o desvio máximo permitido do paralelismo.
 
As chumaceiras auto-alinhadas da gama de produtos drylin® são fornecidas com anodização dura. Estas superfícies garantem a máxima resistência ao desgaste, caso o casquilho de alumínio se mova no alojamento durante ajustes de compensação.
 
Uma outra opção são os casquilhos das séries OJUM06 LL e RJUM-06 LL. A montagem do casquilho permite um ajuste de paralelismo entre os veios de ±3 mm. A suspensão do alojamento de suporte num eixo movendo-se na direção z permite uma compensação de erro angular de 3,5°.
Fig. 04: Com uma folga de instalação definida e O-rings montados externamente, as chumaceiras drylin® R auto-alinhadas da série 03 conseguem compensar erros de paralelismo. O adaptador esférico drylin® consegue compensar erros de paralelismo. A anodização dura protege o adaptador de alumínio do desgaste
Esquerda: OJUM-06 LL; Direita: RJUM-06 LL

Compensação de desalinhamentos

Séries RJUM-03/OJUM-03 +/- 0,5°
Séries RJUM-06 LL/OJUM-06 LL +/- 3,5°
Tabela 02: Compensação de erros de alinhamento

Compensação de erros de paralelismo

Séries RJUM-03/OJUM-03 +/- 0,1 mm
Séries RJUM-06 LL/OJUM-06 LL +/- 3 mm
Tabela 03: Compensação de erros de paralelismo

Forças excêntricas

Para assegurar uma utilização eficaz das chumaceiras lineares drylin® isentas de manutenção, é necessário seguir certas recomendações: se a distância entre o ponto de aplicação de força de acionamento e os casquilhos fixos for superior ao dobro do espaçamento dos casquilhos (regra 2:1), um coeficiente de atrito estático de 0,25 pode, em teoria, causar um encravamento.
 
Este princípio aplica-se independentemente do valor da carga ou da força de acionamento. O produto do atrito está sempre relacionado com os casquilhos fixos. Quanto maior for a distância entre o acionamento e os casquilhos de guia, maior será o grau de desgaste e a força de acionamento necessária.
 
O não cumprimento da regra 2:1 durante a utilização de casquilhos deslizantes lineares pode causar movimentos irregulares ou até mesmo o bloqueio do sistema. Tais situações podem frequentemente ser resolvidas com modificações relativamente simples.
 
Caso tenha dúvidas quanto ao projeto e/ou à montagem, recorra ao nosso apoio técnico.
Dicas de projeto para drylin® R Fig. 03: A regra 2:1
1. Casquilho flutuante; 2. Casquilho fixo


Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h