Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-231 Porto

+351 226 109 000
+351 228 328 321

Cabos e pacotes de mangueiras

Regras gerais para cabos e mangueiras em calhas articuladas igus®

A maior vantagem de um sistema de calha articulado da igus® é a acomodação segura de vários tipos de cabos de dados e de potência num único sistema. Recomendamos a configuração com a separação interior otimizada dos cabos na calha articulada, mas obviamente o cliente fará a sua escolha final. É possível, por exemplo, manter distâncias mínimas entre cabos de bus e de potência. Também pode misturar sistema pneumático, elétrico e hidráulico nos mesmos compartimentos. Além da qualidade dos cabos utilizados, é importante observar a colocação dos cabos em cada calha articulada, bem como as condições de espaço para a duração de vida de um sistema. Várias opções de separação permitem a adaptação da calha articulada às necessidades específicas de cada aplicação. Neste capítulo, daremos recomendações detalhadas. Devido à variedade de parâmetros de aplicação, recomendamos vivamente que aproveite os nossos serviços de assistência técnica gratuitos. Forneça-nos simplesmente uma lista dos requisitos dos seus cabos (ou simplesmente os requisitos elétricos ou outros) e receberá a nossa recomendação em 24 horas.

Diâmetros máximos dos cabos e das mangueiras

O diâmetro máximo do cabo e/ou da mangueira corresponde à altura interior da calha articulada ou calha tapada selecionada com uma folga adicional mínima. Esta folga deverá ser, por exemplo, 10% para cabos elétricos redondos e 20% para mangueiras hidráulicas. Uma calha articulada é considerada ideal quando for considerado um espaço lateral mínimo em relação ao próximo cabo ou mangueira. Deve-se permitir uma folga grande, dependendo da natureza dos cabos, da dinâmica e da vida útil esperada. Em casos específicos, deve-se permitir uma folga maior. Entre em contacto com a igus®.

Separação nas calhas articuladas

Os cabos e as mangueiras com diâmetros muito diferentes devem ser colocados em separado. A separação é conseguida ao usar os separadores modulares. As calhas articuladas e as mangueiras não devem, sob circunstância nenhuma, entrelaçar-se. Por isso, a altura da folga de um compartimento com muitos cabos ou mangueiras similares, próximas umas das outras, não pode ser mais do que uma vez e meia o diâmetro do cabo ou da mangueira.

Neste exemplo, o sistema hidráulico e elétrico estão separados entre si.

 

Cabos organizados com separação interior da igus®

 

Os sistemas de calhas articulados modulares correspondem a todos os requisitos conhecidos para separação interior

 
ícone de informação  

Regras para:

Diâmetro máximo dos cabos ou das mangueiras

Separação

Raio de curvatura


 
Os cabos elétricos necessitam de um espaço mínimo de 10% para além do seu diâmetro e as mangueiras hidráulicas de 20%

O diâmetro máximo do cabo está indicado para cada série na respetiva secção

 
Regras da separação interior

Estas regras aplicam-se pelo seguinte motivo: os cabos e as mangueiras devem ser colocados e fixados de maneira a que se possam mover livremente na direção longitudinal e que não seja exercida nenhuma força de tração no raio das calhas articuladas. Para aplicações com alta velocidade e muitos ciclos de carga, os cabos ou as mangueiras não devem ser sobrepostos sem separação horizontal. A separação horizontal com travessas é necessária quando os diâmetros dos cabos e das mangueiras variam demasiado ou quando a quantidade de ciclos da aplicação excede 10.000 ciclos por ano a mais de 0,5 m/s.

Regras da separação interior:

D1 + D2 > 1,2 x hi
Regra 1 ─ Se for D1 + D2 > 1,2 x altura interior da calha articulada, não é necessária uma separação entre os dois cabos/mangueiras. Dois cabos/mangueiras nunca deverão ser colocados sobrepostos sem guiamento nem ter a possibilidade de se entrelaçarem.
 
d1 + d2 ≤ 1,2 x hi
Regra 2: Se for d1 + d2 ≤ 1,2 x altura interior da calha articulada, é necessário colocar um separador vertical ou uma travessa separadora para reduzir a altura interior. Desta forma, consegue-se prevenir o entrançamento de d1 e d2.

Outras recomendações para a separação interior

O peso dos cabos ou das mangueiras deve ser simetricamente distribuído ao longo da largura da calha articulada. Não se deve permitir que os cabos e as mangueiras com revestimentos exteriores diferentes estejam encostados uns aos outros. Se necessário, devem ser colocados separadamente. Todos os cabos chainflex® da igus® podem ser combinados entre si ou com outras marcas de cabos ou mangueiras. Os cabos e as mangueiras devem estar sempre fixos na extremidade móvel. A extremidade fixa deve sempre incluir um elemento de fixação. Só são feitas exceções para certas mangueiras hidráulicas com problemas de compensação no comprimento ou outras mangueiras de alta pressão (por ex. mangueiras hidráulicas). Normalmente, quanto maior for a velocidade e a frequência da calha articulada, maior importância adquire o posicionamento correto dos cabos e das mangueiras. Devido à grande variedade de possibilidades, recomendamos decididamente que aproveite os nossos serviços gratuitos de assistência técnica para as suas aplicações específicas.

Raio de curvatura R

O raio de curvatura da nossa calha articulada depende do facto de o cabo ou a mangueira ser "mais grosso" e "mais firme" na sua aplicação. Os raios de curvatura devem ser adaptados às recomendações do fabricante do cabo. A escolha de um raio maior do que o mínimo afetará, com certeza, a vida útil. O raio de curvatura mínimo especificado para os cabos refere-se à utilização com temperaturas normais. Pode, portanto, ser aconselhável o uso de outros raios de curvatura. Recomendamos os sistemas de calhas articulados completos, em que há uma combinação otimizada dos raios de curvatura para todos os cabos e mangueiras, separação interior e duração de vida. Os cabos elétricos chainflex® da igus® também permitem o raio mínimo de curvatura de 5 x d para milhões de ciclos.


Recomendamos os sistemas de calhas articulados completos, em que há uma combinação otimizada dos raios de curvatura para todos os cabos e mangueiras, separação interior e duração de vida.


 
Folga de espaço envolvente aos condutores em %

Cabos elétricos redondos: 10%

Cabos elétricos de fita: 10%

Mangueiras pneumáticas: 5 ─ 10%

Mangueiras hidráulicas: 20%

Mangueiras de fluidos: 15 ─ 20%

Tenha em conta que as calhas articuladas não devem ser preenchidas em mais do que 80% do seu diâmetro.

Espaço envolvente aos cabos elétricos

 

A igus® oferece até 12 raios de curvatura diferentes em stock ─ projeto da ponte de Storbaelt

 
 

Teremos todo o gosto em lhe dar as recomendações necessárias para que o sistema de calha articulada completo esteja em perfeita harmonia entre si, quer os raios de curvatura de todos os cabos e mangueiras, a separação interior e a duração de vida do sistema.
 

Cabos elétricos redondos

Para cabos elétricos, o cabo redondo é uma solução fiável, modular e económica em sistemas de calhas articulados. Para escolher os cabos elétricos redondos apropriados, recomendamos ter em conta os seguintes critérios:

Raios de curvatura mínimos e altura mínima da instalação

Grande duração de vida com os raios de curvatura mínimos

Expectativa de duração na sua aplicação (pequeno ou grande curso, suspensa, etc.)

Dados relativos à duração de vida em testes reais

Processo de instalação simples, sem quebras, fácil colocação, etc.

Elementos de fixação integrados diretamente no terminal de fixação

Malhas flexíveis nos cabos com malha

Revestimentos exteriores resistentes ao desgaste e autolubrificados

Grande variedade para evitar custos elevados de projetos à medida.

Nos cabos de bus e de fibra ótica, deve-se ter em especial atenção para que se mantenha a eficácia das taxas de transmissão e o estado da malha após milhões de ciclos com o raio mínimo de curvatura.

Instalação e elemento de fixação de cabos elétricos redondos

1
Os cabos devem estar colocados de forma a não se entrançarem. Os cabos não devem ser desenrolados a partir do topo da bobina. Os cabos chainflex® da igus® estão prontos imediatamente para colocação direta nas calhas articuladas. Não precisam de ser suspensos nem colocados horizontalmente antes da montagem.
2
Os cabos devem estar colocados de modo a que cada cabo individualmente se possa mover longitudinalmente de forma desimpedida.
3
Os cabos devem-se mover livremente ao longo do raio. Isto deve ser verificado, caso a parte superior da calha esteja no raio de curvatura máximo do cabo.
4
É necessária a separação interior da calha com travessas separadoras ou separadores interiores da igus®, se estiverem colocados diversos cabos e/ou mangueiras com diâmetros variáveis. É importante evitar que os cabos e as mangueiras formem uma espiral.
5
Para cabos e mangueiras com diferentes materiais de revestimento, é importante evitar que se entrelacem entre si. Se necessário, devem estar separados. Os cabos chainflex® da igus® podem ser combinados entre si.

Com os sistemas de calhas articuladas, o efeito de "saca-rolhas" pertence ao passado

 

Exemplo do laboratório de testes da igus®: desenvolvimento contínuo e teste de cabos elétricos redondos chainflex®

 

Os cabos devem-se mover livremente ao longo do raio. O elemento de fixação para cabos chainflex® já está integrado no terminal de fixação

 
Mangueiras pneumáticas

Fundamentalmente, as mesmas regras dos cabos elétricos redondos aplicam-se às mangueiras pneumáticas. Na prática, está demonstrado que as mangueiras pneumáticas são menos suscetíveis de desgaste. Após consulta, elas podem ser colocadas com uma maior proximidade entre si do que estabelece a regra dos "10% de folga à volta". Sob estas condições, é necessário um elemento de fixação duplo. Nas mangueiras pneumáticas de borracha, recomendamos que se siga à risca a regra dos "10% de folga", porque estas tendem a entrelaçar-se uma na outra e em outros cabos.
 
A gama da igus® também oferece mangueiras pneumáticas em polímero designadas por: "chainflex® Air"

Sistemas de calhas articulados confecionados com diversas mangueiras pneumáticas

 
Cabos planos

Os cabos planos devem-se mover livremente ao longo do raio de curvatura. Dois cabos planos paralelos devem ser mantidos afastados com separadores. Se dois cabos planos são postos um sobre o outro, recomendamos a utilização de separadores horizontais da igus®. Os cabos planos e redondos devem ser colocados separadamente na calha articulada. O elemento de fixação deve estar colocado em ambas as extremidades. Os cabos planos são apenas condicionalmente recomendados para utilização em calhas articuladas.
 
Os revestimentos exteriores de borracha devem ser definidos com cuidado por causa do elevado potencial de atrito estático.

Cabos de fita e mangueiras pneumáticas montadas numa calha articulada com separação interior

 
Mangueiras hidráulicas

Quando se projetam mangueiras hidráulicas em calhas articuladas, deve-se prestar especial atenção à expansão das mangueiras quando pressurizadas. Deve-se deixar espaço suficiente na calha articulada para isso. Ao selecionar as mangueiras, é preciso atender a que sejam suficientemente flexíveis (isto é, estejam de acordo com o raio de curvatura da calha articulada). Também é importante que as mangueiras tenham uma superfície deslizante e resistente ao atrito. Todos os espaçadores e as travessas da calha articulada da igus® minimizam o atrito das mangueiras através de superfícies redondas, largas e lisas. Normalmente, as mangueiras com fibras têxteis entrançadas são mais flexíveis do que as mangueiras com aço. Pelo facto dos movimentos laterais das mangueiras hidráulicas, dentro da calha articulada, poderem levar a um aumento do atrito da mangueira, elas devem ser colocadas com separadores verticais sem ficarem presas. Os separadores "rígidos" especiais que se encaixam nas travessas de abertura da calha, bem como o uso de "espaçadores" previnem a movimentação lateral dos separadores; eles asseguram também que as mangueiras estão nas suas posições mesmo com forte vibração e impacto na calha.
 
As mangueiras hidráulicas precisam de mais espaço: 20% de folga a toda a volta

Calha articulada da igus® com mangueiras hidráulicas numa máquina de descascar troncos

 
Elementos de fixação

As mangueiras hidráulicas são frequentemente esticadas no seu comprimento durante o funcionamento. Deve-se levar este facto em consideração quando existe um comprimento maior da mangueira ou se aplicam elementos de fixação unilaterais. Em alguns casos, pode ser possível um elemento de fixação num dos lados da extremidade móvel.

Separador rollclip

Na maioria dos casos, a grande superfície, lisa e arredondada das calhas articuladas e das calhas tapadas da igus® é suficiente para proteger as mangueiras hidráulicas do atrito. Em casos extremos, pode ser instalado o Rollclip da igus®. As mangueiras entram em contacto com uma série de cilindros de polímero que rolam. As condições "adversas" incluem materiais particularmente macios, raios de curvatura especialmente pequenos ou aplicações altamente dinâmicas. Mais de 95% das aplicações podem ser resolvidas sem rollclips.

Separador rollclip igus®, encaixável