A Knorr-Bremse GmbH, Divisão IFE, com sede em Kematen/Ybbs, Áustria, é líder no desenvolvimento e fabrico de sistemas de embarque eléctricos para veículos ferroviários. A empresa estabelece normas para portas deslizantes e giratórias para eléctricos, comboios subterrâneos, comboios suburbanos, transportes regionais, comboios de alta velocidade e carruagens de passageiros. Johann Wilflinger, Group Manager System Development da feira, foi confrontado com o desafio de desenvolver um novo sistema de embarque tecnologicamente avançado para veículos ferroviários.
O novo desenvolvimento não só tinha de ser mais fiável, como também significativamente mais económico do que o modelo anterior. Isto foi conseguido através da eliminação do tapete de degraus, que tem um custo elevado, e de um conceito de acionamento modificado que substitui os accionamentos por correia. Isto reduziu o peso, o número de componentes e a altura livre do degrau deslizante. Um sistema de guia simplificado também se destinava a evitar o encravamento ou uma marcha pesada.
Outro objetivo era reduzir os custos do ciclo de vida, concebendo o equipamento de embarque de forma a não necessitar de manutenção. Para minimizar os custos de manutenção, não foram utilizados quaisquer fluidos de funcionamento, como óleos ou massas lubrificantes. Os degraus deslizantes tinham de funcionar sempre na perfeição, apesar das grandes oscilações de temperatura e de uma grande variedade de sujidade.