Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

chainflex® cria espaço!


Sistemas topo de gama para acionamentos

Raios mais pequenos, máquinas mais pequenas ... mais possibilidades

De acordo com as tendências atuais, as máquinas modernas estão a tornar-se cada vez mais pequenas e compactas, pelo que os raios mais pequenos estão a ser cada vez mais utilizados nas calhas articuladas. O desafio agora é utilizar cabos que resistam a esta carga adicional. Porque, claro, os clientes ainda querem que os seus cabos funcionem durante muito tempo com elevada segurança e fiabilidade. Os cabos standard não podem funcionar de forma fiável. Quais são os cabos adequados para espaços de instalação reduzidos? Como se pode alcançar a segurança e uma longa duração de vida? Pode encontrar respostas a estas perguntas e mais informações, aqui.

Não há espaço para um bom guiamento de cabos na sua máquina?

Neste vídeo, explicamos de forma clara como resolvemos o problema do espaço. Veja por si mesmo!
Comprar soluções diretamente aqui

Reduza o espaço de instalação até 50% – cabos de potência

Um cabo de potência é um cabo relativamente simples. A sua única tarefa é fornecer energia a motores. Como podem estar ligados a conversores de frequência, a sua classe de tensão é 600V/1000V, e tem quatro condutores (L1, L2, L3, PE). Os cabos de potência são utilizados onde é necessário transmitir grandes quantidades de energia. Hoje em dia, os requisitos da automação aumentaram drasticamente.
Para cumprir todos estes requisitos e suportar a carga mecânica contínua numa calha articulada, os materiais e processos de fabrico são fundamentais para o bom funcionamento dos cabos de potência. Assegurar o fornecimento fiável de energia a um acionamento sob cargas elevadas continua a ser uma tarefa fundamental. Um pórtico de cais é um bom exemplo.
Os condutores de potência da igus são feitos com materiais especiais de elevada qualidade com isolamentos em XLPE. São especificamente concebidos para calhas articuladas, com baixa capacitância para rápida comutação e baixa perda, e um elevado isolamento à temperatura sob elevadas correntes. Devem também ter uma longa duração de vida em aplicações com cursos longos ou pequenos raios de curvatura. A qualidade dos fios entrançados nos condutores devem também ser de elevada qualidade, para o movimento continuo do cabo em pequenos espaços de instalação. Isto assegura uma longa duração de vida e um fornecimento de energia fiável.

Pode encontrar mais informações sobre os cabos de potência chainflex® aqui.

Cabos de servomotor CF29.D para sistemas de acionamento

Reduza o espaço de instalação até 32% – cabos de servomotor

Tal como um cabo de potência, um cabo de servomotor fornece energia aos motores. Aqui também utilizamos as vantagens do isolamento dos condutores em XLPE. Contudo, um cabo de servomotor também tem outras funções essenciais: Fornece energia ao travão e/ou transporta o sinal do sensor de temperatura para o conversor de frequência. Para este fim, o cabo de servomotor tem um ou dois pares de comando adicionais com malha para que o conversor de frequência não sofra interferências. Os cabos de servomotor têm frequentemente uma malha geral, para evitar interferências eletromagnéticas, permitindo melhores propriedades de isolamento eletromagnético. Um cabo de servomotor é, portanto, muito mais complexo do que um cabo de potência e também tem mais condutores. Os pares com malha de comando fazem com que o cabo já não seja tão simétrico como um cabo de potência, por exemplo. Isto representa um desafio no projeto de um cabo de elevada qualidade.
A solução é um revestimento interior extrudido, que oferece uma base robusta para a malha, envolve o par de comando e guia os condutores no sentido longitudinal. O revestimento interior é especialmente importante neste caso, uma vez que é a única forma de conseguir uma longa duração de vida dos condutores e garantir a durabilidade para as malhas de elevada qualidade. Os cursos longos e os pequenos raios de curvatura colocam ainda mais tensão nos cabos, pelo que deve ser prevista uma proteção especial. Tipicamente os cabos de servomotor são aplicados em armazéns automáticos e em manipulação, mas também são indispensáveis para máquinas-ferramentas e sistemas com módulos lineares multiaxiais.
 

Pode encontrar mais informações sobre os cabos de servomotor chainflex® aqui.

Reduza o espaço de instalação até 32% – cabos para sistemas de medição

Os cabos para sistemas de medição são frequentemente referidos como cabos de feedback ou de encoder. São utilizados para o feedback dos sinais do sistema transmissor para os conversores de frequência. Informações como a velocidade e a posição angular, que são importantes para um funcionamento correto da automação, são transmitidas através de várias combinações de condutores em sinais nos cabos. Isto significa cabos com condutores de várias cores, secções, número de condutores, e combinações de malhas que requerem uma proteção especial durante o movimento. Isto é possível com malhas especiais dos pares ou revestimentos internos.
Os cursos longos e os pequenos raios de curvatura representam um desafio especial, uma vez que é aí que forças extremas atuam sobre os cabos. Os componentes sensíveis dos cabos fazem com que seja importante utilizar materiais especialmente selecionados e de alta qualidade, no fabrico dos cabos para sistemas de medição. Os materiais de alta qualidade tais como o TPE, um revestimento interior extrudido e robusto, malhas interiores particularmente resistentes com grande cobertura, e um ângulo de entrançado ideal, são características essenciais de um cabo para sistemas de medição resistente e à prova de falhas. Eles são especialmente importantes porque os cabos para sistemas de medição são utilizados onde quer que haja movimento.

Pode encontrar mais informações sobre os cabos para sistemas de medição chainflex® aqui.

Cabos para sistemas de medição em acionamentos

Antecedentes técnicos - explicados de forma breve e simples

chainflex® cria espaço!

... mas como? Neste vídeo obterá uma visão geral sobre esta tecnologia e de como é possível que os cabos tenham uma elevada resistência em espaços de instalação reduzidos e sob uma elevada tensão. Veja por si mesmo!

Artigo técnico sobre materiais

Pode descarregar mais informação aqui gratuitamente