Alterar idioma :
Quem já não passou pela mesma experiência? Ao instalar rolamentos de esferas metálicos, a massa lubrificante ou o óleo lubrificante permanecem sempre nos seus dedos. Lubrificar os rolamentos de esferas? É possível sem óleos lubrificantes? Claro!

Os rolamentos de esferas fabricados em plástico, funcionam sem lubrificação adicional. Ao contrário dos rolamentos de metal, não conseguem atingir velocidades superiores a 5.000 rpm, mas poucas aplicações necessitam de tais velocidades. A maioria das aplicações opera normalmente a baixa carga e velocidade. Os rolamentos de esferas de plástico são especialmente eficazes em meios líquidos, como água ou produtos químicos.
Além disso, os rolamentos de esferas de plástico podem ser uma melhor alternativa em aplicações com temperaturas elevadas, até 150°C. Estes rolamentos oferecem vantagens consideráveis em relação aos de metal no que toca à facilidade de movimento. Como não precisam de superar a resistência do lubrificante, funcionam com um binário de arranque muito inferior.. São também muito leves e podem ser fornecidos com esferas de vidro, tornando-os completamente isentos de metal e não magnéticos. Lubrificar rolamentos de esferas: não com os xiros®.

Outra alternativa isenta de lubrificação são os rolamentos de esferas em cerâmica técnica. Os materiais cerâmicos são geralmente muito resistentes ao desgaste, à corrosão e à temperatura. São também leves, rígidos e isoladores elétricos – características muito vantajosas para aplicações com rolamentos. Apesar dos custos significativamente mais elevados em comparação com os materiais metálicos, as cerâmicas técnicas, como o nitreto de silício, o carbureto de silício e óxido de alumínio, estão há muito estabelecidas como materiais para rolamentos de esferas. Em muitos casos, no entanto, têm sido utilizados apenas em aplicações onde as vantagens da cerâmica são realmente necessárias e os compradores não se deixam dissuadir pelos custos de aquisição mais elevados, precisamente por razões económicas.*
Em contraste com as alternativas mencionadas, as soluções metálicas requerem lubrificação. Sem lubrificação, estes rolamentos enferrujam rapidamente e deformam-se durante a utilização, devido às elevadas forças de atrito e à falta de refrigeração, o que, no pior dos casos, pode levar ao bloqueio do rolamento.A lubrificação é essencial, especialmente para os rolamentos de esferas vedados; caso contrário, os vedantes de plástico ou de borracha podem tornar-se porosos. Isto pode fazer com que a massa lubrificante escape e resulte no funcionamento a seco do casquilho. Embora os rolamentos de esferas de aço inoxidável não corroam, são significativamente mais caros do que os rolamentos de esferas de plástico.

Rolamentos de esferas em metal, plástico e cerâmica

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h