Problema
O Grupo Schmid, com sede em Freudenstadt, é especializado no desenvolvimento e fabrico de sistemas para a produção fotovoltaica e de placas de circuito impresso. O centro de competência para a tecnologia de manuseamento está localizado na Schmid Technology Systems em Niedereschach. O programa de produtos desta filial inclui sistemas de carga e descarga. Estes sistemas separam, por exemplo, as placas de circuito impresso, que estão dispostas em cassetes, e alimentam-nas numa estação de processamento através de uma correia transportadora.
As velocidades de processamento cada vez maiores e a procura de maior flexibilidade por parte dos clientes levaram ao desenvolvimento de toda uma nova geração de sistemas de manuseamento. Enquanto anteriormente eram utilizadas unidades lineares para movimentar os eixos individuais, agora está a ser utilizado pela primeira vez um robô de seis eixos, que pode carregar e descarregar cassetes com PCBs com tempos de ciclo inferiores a sete segundos. No entanto, a flexibilidade do sistema é mais importante do que a sua velocidade. Como o robot pode ser programado livremente, é possível uma grande variedade de padrões de movimento - sem quaisquer modificações ou intervenções no hardware. Por exemplo, as cassetes podem ser carregadas e descarregadas em diferentes ângulos de inclinação. O sistema é completamente fechado, uma vez que o manuseamento de PCBs exige um elevado grau de limpeza. A compacidade desempenha, portanto, um papel importante - na tecnologia de salas limpas, os centímetros cúbicos são a norma.
Um pormenor interessante do sistema é a pinça, que reconhece automaticamente o tamanho da respectiva placa de circuito. A placa de suporte com as pinças de vácuo é feita de fibras de carbono que poupam peso, de modo a que possa ser utilizado um robô compacto de 16 kg e que seja possível movimentar produtos de manuseamento com peso até 7 kg.