Alterar idioma :
Com a "CocktailAvenue", uma empresa start-up de Friedrichshafen inventou uma forma completamente nova de misturar cocktails: Uma máquina assume esta tarefa. Isto abre um novo campo de aplicação, embora bastante exótico, para a tecnologia de automação. Envolvidos: sistemas de acionamento e calha articulada da igus®.
Aspiram, limpam janelas e cortam a relva: Os robôs - ou, em termos gerais, sistemas automatizados - não só trabalham na indústria, mas cada vez mais também em casa. Na Motek 2014, um sistema de automação único que realiza uma tarefa muito especial foi mostrado pela primeira vez: Mistura cocktails - num curto espaço de tempo e com elevada precisão.
A forma como o "CocktailAvenue" - como o sistema é designado - funciona é fácil de explicar. O operador seleciona um cocktail no touchpad e coloca um copo no suporte, que está montado num eixo linear e se move sob uma das nove garrafas. Uma torneira de elevação move-se para cima a partir do suporte, abrindo uma unidade de dosagem que verte a quantidade desejada de bebida. O processo repete-se em função do número de ingredientes do cocktail. A unidade linear desloca-se então para uma estação separada onde o copo é completado com um ou mais sumos - e a bebida está pronta.
Todo o processo é claramente visível, tal como a unidade. Um verdadeiro chamariz, não só para feiras industriais de tecnologia de automação, mas também para outros eventos, festas privadas e, claro, para o sector da restauração, porque os cocktails são claramente "em".
A ideia da máquina de cocktails "" partiu de Robert Becsei, em Friedrichshafen. Fundou a empresa AlphaInvent e trabalha atualmente com o seu sócio Wilhelm Merker para desenvolver a ideia de negócio, que suscitou grande interesse por parte de empresas de restauração e operadores de bares, por exemplo. Este facto não é surpreendente. Robert Becsei: "É realmente um efeito surpreendente ver a máquina a preparar cocktails."
Mas há também razões factuais e económicas a favor da CocktailAvenue, como explica Becsei: "A máquina não necessita de manutenção e a mudança de garrafas também é fácil. Não há perdas na distribuição e o operador pode utilizar a função de documentação do sistema de controlo para determinar rapidamente quais os cocktails que estão a vender bem, a que horas do dia ou da noite."
No que diz respeito ao sistema de controlo e ao seu software, o desenvolvimento do CocktailAvenue não foi um problema: Robert Becsei é um especialista em TI e Wilhelm Merker um engenheiro eletrotécnico. O planeamento do projeto dos componentes foi um desafio maior. Isto aplica-se, em particular, ao sistema de dosagem e ao acionamento linear.
O sistema foi desenvolvido para elementos de acionamento industrial, mas também é ideal para mover copos de cocktail. O eixo não necessita de lubrificante e é, por isso, a primeira escolha para aplicações sensíveis à higiene. A combinação de materiais de alumínio e polímeros de alto desempenho com lubrificantes incorporados garante um funcionamento sem manutenção. O acionamento também é isento de vibrações, o que é importante quando é necessário transportar copos de cocktail cheios. E o sistema é insensível à contaminação - mesmo contra gotas de xarope e outros ingredientes de cocktail que possam entrar no perfil ou na correia dentada. carga, mas não menos importante, o eixo linear também faz uma bela figura no "CocktailAvenue" em termos de design.
Como o eixo se move de volta para o ponto inicial e de referência após cada cocktail misto, o sistema de acionamento não precisa de trabalhar com grande precisão. A versão básica do drylin® ZLW, que é fornecida à AlphaInvent pronta para instalação no comprimento requerido pela igus®, é portanto suficiente aqui.
O eixo linear também se comprova na prática nesta aplicação atípica, e a AlphaInvent está satisfeita tanto com a tecnologia como com o aconselhamento. Wilhelm Merker: "A igus® tem a flexibilidade de que uma empresa em fase de arranque necessita." Esta é outra razão pela qual a calha articulada no eixo também vem da igus®. Transporta energia e sinais para o pino de elevação, que está integrado no suporte de vidro e acciona o sistema de dosagem. E fornece o sensor que verifica se um copo está no suporte - a máquina só arranca quando o operador seleciona um cocktail no touchpad.
Num futuro próximo, os fabricantes de "" da AlphaInvent estão a planear expandir a série modular com mais ou menos suportes para garrafas. Também neste caso, a igus® será capaz de fornecer o eixo rapidamente a partir do stock. O desenvolvimento de uma máquina mais compacta com um depósito de garrafas rotativo também está na agenda. E, a médio prazo, provavelmente também haverá uma versão em que o eixo de acionamento está escondido na caixa. Mais informações sobre a "CocktailAvenue" podem ser encontradas no sítio Web www.cocktailavenue.de. Os fabricantes de sistemas de automação e de outros bens de equipamento podem contactar a AlphaInvent se pretenderem uma solução para o fornecimento automático de bebidas aos seus clientes numa feira ou noutro evento. Do ponto de vista da tecnologia de acionamento e armazenamento, o lema é "igus® inside" - mesmo no bar.
Pode encontrar mais aplicações interessantes de uma vasta gama de áreas aqui

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h