À primeira vista, o KS80 com dispositivo de desgaste não parece ser diferente do KS80 normal ou de acoplamentos comparáveis. É composto por uma esfera de acoplamento e uma placa de reboque, que são instaladas no ajuste de altura. Como habitualmente, a placa de reboque é posicionada na cabeça esférica a partir de cima. É protegida contra o desacoplamento involuntário com a ajuda de um dispositivo de retenção e cria uma ligação sem folgas. A caraterística especial deste acoplamento só se torna visível quando se olha para dentro da tomada de reboque. Esta contém um elemento de desgaste feito de polímeros de alto desempenho. O material para este inserto foi desenvolvido especialmente para a ROCKINGER pela igus® GmbH. Isto significa que não é necessária qualquer lubrificação adicional do acoplamento e que a manutenção é reduzida ao mínimo.
A ROCKINGER precisava de um plástico que pudesse suportar as condições adversas de operação no campo. "Cargas elevadas na barra de tração, ângulos de rotação, condições climatéricas extremas e sujidade estavam nas nossas especificações," recorda Toni Milhahn, Gestor de Produto e Engenheiro de Vendas da ROCKINGER. A uma velocidade de 40 km/h, duas toneladas e meia a três toneladas de carga na barra de tração exercem pressão sobre o acoplamento e o desgaste. É por isso que a igus® GmbH desenvolveu um material que é durável e resistente.
O KS80 com inserção de desgaste é utilizado, por exemplo, em enfardadeiras, vagões de carga, espalhadores de estrume, basculantes ou pulverizadores de culturas