Alterar idioma :

O UniShed 2, desenvolvido pela Gitec GmbH, é o primeiro tear Jacquard sem fio do mundo.
Com a UniShed2, a Gitec GmbH desenvolveu um tipo completamente novo de máquina de tecer e, portanto, uma verdadeira inovação. Isto porque as máquinas funcionam sem a cablagem eletromecânica "" e, em vez disso, utilizam eixos vibratórios, que são apoiados em casquilhos deslizantes da igus®. São utilizados casquilhos de rolamento feitos de polímero de alto desempenho iglidur® J3.
A indústria têxtil está intimamente associada ao nome Jacquard: Por volta de 1800, Joseph-Marie Jacquard inventou o tear com o seu nome em Lyon, que digitaliza o padrão de tecelagem individual através de cartões perfurados. Assim, deu um importante contributo para a automatização das fábricas e também para o desenvolvimento da tecnologia informática: quase cem anos mais tarde, pioneiros como Herman Hollerith utilizaram cartões perfurados como suportes de dados para as primeiras máquinas de aquisição automática de dados.
"Inicialmente usámos casquilhos deslizantes de outro fabricante, que funcionavam perfeitamente tecnicamente, mas eram bastante caros. Como a indústria têxtil é muito sensível ao preço e cada eixo individual é armazenado muitas vezes, mudámos para os rolamentos® da igus."
Roland Micheln, Chefe de Desenvolvimento da Gitec GmbH

Joachim Mayr, consultor de vendas da igus, e Roland Michel, diretor de desenvolvimento da Gitec
Esta inovação oferece inúmeras vantagens. Diretor de Desenvolvimento Roland Michel "As máquinas permitem uma liberdade absoluta na modelação porque o processo pode ser melhor controlado. Funcionam de forma extremamente fiável porque cada fio é monitorizado opticamente. As máquinas são também muito compactas e consomem cerca de 20 por cento menos energia."
Um primeiro protótipo da UniShed 2 já está a ser testado no terreno por um utilizador e outros estão a ser testados na Gitec. O desenvolvimento está a atrair uma grande atenção na indústria têxtil e a Gitec espera um sucesso duradouro no mercado: "Estamos convencidos de que o novo princípio substituirá a tecnologia antiga em 80 por cento."
Além disso, a absorção de humidade deste material, incluído desde o início do ano no programa standard juntamente com outros 15 polímeros de elevado desempenho, é inferior. Esta especificação é também muito importante para a Gitec, como explica Roland Michel: "As nossas máquinas são frequentemente utilizadas em países onde a humidade é muito elevada. Aí, o plástico pode inchar durante o armazenamento, o que afecta a folga dos rolamentos."

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h