Alterar idioma :
Cada uma destas serrações é uma unidade de produção única e personalizada. É utilizada na Alemanha ou noutro lugar do mundo. No entanto, os requisitos funcionais são sempre os mesmos: A serração deve funcionar em todas as condições climatéricas, ser fácil de operar e simples de manter e reparar. Os rolamentos deslizantes de plástico e lineares sem lubrificação dominam todas as tarefas envolvidas.
"Do Dubai a Sumatra, da Sibéria ao Panamá - não há praticamente nenhum país no mundo onde as nossas serrações de alto rendimento não estejam a ser utilizadas," explica Hans Fritz, Diretor Executivo da SERRA Maschinenbau GmbH em Rimsting. "Desde o modelo de entrada económico para o serrador amador até à serração altamente profissional, fornecemos uma solução personalizada para cada exigência. Os componentes, que já deram provas nas condições exigentes do processamento de madeira, também cumprem todos os outros requisitos, por exemplo, na construção de máquinas e instalações."
"Desde há alguns anos, temos vindo a utilizar cada vez mais rótulas de plástico em vários pontos das nossas serrações. Eles comprovam a sua eficácia nas condições de trabalho mais duras, não necessitam de lubrificação e são muito fáceis de instalar"
Manfred Rosam, gabinete de projeto de condutores, SERRA Maschinenbau GmbH

Os rolamentos de polímero tribologicamente optimizados da igus são utilizados para os movimentos rotativos e de deslocamento.
Calor extremo nas regiões desérticas, geadas fortes na Sibéria, humidade elevada na floresta tropical: as condições climatéricas não podem influenciar a funcionalidade das serrações móveis e fixas. Além disso, o manuseamento de troncos de árvores implica uma carga de impacto extremamente elevada, bem como grandes quantidades de lascas de madeira, serradura e pó durante o processo de trabalho. Com produções horárias de até 10 m³, qualquer tamanho de madeira pode ser cortado de forma segura, rápida e flexível. "Fornecemos máquinas de alta qualidade e estamos sempre na vanguarda dos desenvolvimentos técnicos," diz Manfred Rosam, diretor do gabinete de design. "Oferecemos aos nossos clientes soluções tecnicamente sofisticadas. Desde há alguns anos, temos vindo a utilizar cada vez mais rótulas de plástico em vários pontos das nossas serrações. Eles comprovam a sua eficácia nas condições de trabalho mais duras, são isentos de lubrificação e são também muito fáceis de instalar," diz Rosam, explicando algumas das vantagens.
Até 40 rolamentos de polímero tribologicamente optimizados do especialista em rolamentos igus® GmbH, Colónia, são utilizados em particular no bem sucedido modelo "Montana", a serração móvel de banda larga para diâmetros de troncos até 90 cm - e a tendência continua a aumentar. A serração profissional foi apresentada no segundo semestre de 2006 e está agora a ser utilizada com sucesso em todo o mundo. Aqui, por exemplo, os casquilhos deslizantes feitos de material iglidur® J provam o seu valor nos batentes angulares e no pré-cortador. Os casquilhos deslizantes lineares drylin® com película deslizante iglidur® J mostram a sua força no nivelamento. O sistema de guia flexível drylin® W, também com película deslizante, é utilizado na guia da lâmina de serra. O material iglidur® J é o mais adequado para a maioria das aplicações na área linear devido às suas propriedades de desgaste e fricção. É por isso que muitos casquilhos lineares da igus® estão equipados com este material.

O sistema linear drylin para a regulação da guia da lâmina de serra.
Cada vez mais proprietários florestais, artesãos, agricultores e serradores estão a reconhecer as vantagens das serrações móveis: sobre quatro rodas, a serra pode chegar a qualquer lugar onde a madeira precisa de ser processada em qualquer altura. Quer sejam tábuas, vigas ou ripas, os diferentes tamanhos de modelos e gamas de preços satisfazem todas as necessidades dos clientes. "Atualmente, temos mais de 1.000 sistemas móveis e estacionários em utilização em todo o mundo," relata o CEO Hans Fritz. "Só na Alemanha, somos um dos principais fabricantes, com mais de 400 serrações de fita larga vendidas." Manfred Rosam, diretor do gabinete de design: "Queremos oferecer constantemente inovações aos nossos clientes. Acima de tudo, o tópico de economia de peso desempenha um papel muito importante para nós. Os mancais de plástico da igus® naturalmente desempenham um papel especial aqui."
Os rolamentos de polímero leves mas robustos são utilizados em todos os locais onde ocorrem movimentos de rotação ou deslizamento nas serrações. Eles substituem rolamentos de esferas ou guias lubrificados de aço para aço. O processo de nivelamento é particularmente duro. Aqui, cada tronco é nivelado individualmente, a madeira é fixada e pressionada sobre os suportes. O material iglidur® J para as folhas de guia linear garante um coeficiente de fricção muito bom. Foi especialmente concebido para aplicações lineares. O sistema de guia linear drylin® é um sistema de funcionamento a seco, ou seja, lubrifica-se a seco e é extremamente resistente à sujidade e à robustez. "Há cerca de seis anos que utilizamos as lâminas de guia linear em várias serrações. Elas provaram o seu valor desde o início," resume Manfred Rosam.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h